Alerta: “Abono Emergencial de Natal” de R$ 800 é golpe


 

 Uma falsa notícia sobre um "Abono Emergencial de Natal", que circula nas redes sociais, pode levar os internautas a uma surpresa bem desagradável. A Kaspersky alerta que se trata de um golpe que tenta ludibriar os usuários a clicar em links maliciosos. O resultado pode levar as vítimas a contratar serviços premium sem o seu consentimento, ou ainda ter seus dados pessoais ou financeiros roubados.


De acordo com analistas da Kaspersky, a fraude começa com uma mensagem afirmando que beneficiários do Auxílio Emergencial, Bolsa Família e pensionistas teriam direito a um "abono" de R$ 800 que seriam liberados pelo Governo Federal. Essa mensagem está sendo disseminada pelo WhatsApp.


Para ter direito ao falso benefício, os usuários são convidados a clicar em um link que os redireciona a uma página com uma apresentação semelhante ao aplicativo de um banco nacional. Nela, é solicitado que o internauta responda a um questionário e forneça dados privados (como nome e CPF). Por fim, para confirmar que a pessoa não é um "robô", o site pede que ela clique em um link para compartilhar a inscrição no status do Facebook. A página avisa ainda que será enviado um SMS de confirmação.


Segundo Fabio Assolini, analista de segurança sênior da Kaspersky, é neste momento que acontece o golpe. Ao realizar a suposta confirmação, o usuário estará contratando um serviço pago de telefonia móvel sem saber. A cobrança será feita em sua próxima fatura, e muitos acabam pagando sem nem mesmo perceber. Isso acontece porque os fraudadores estão criando cadastros em plataformas de serviços de valor agregado de operadores e, assim, utilizando a estrutura de cobrança dessas empresas para obter ganhos financeiros.



O especialista da Kaspersky destaca que o usuário pode ficar atento a alguns rastros deixados pelos golpistas. No caso do golpe do falso abono de Natal, os primeiros indícios constam logo na mensagem inicial: erros de ortografia e direcionamento para um endereço sem nenhuma ligação com o banco:

UOL


Postagens mais visitadas