Você está em: CEARA // Notícia de Fagner Freire // 28 de outubro de 2020

 


O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará, representado pela 1ª Companhia do 3º Batalhão de Bombeiros, na Área Integrada de Segurança 14 (AIS 14), combateu um incêndio de grandes proporções na Área de Preservação Ambiental Pedra da Andorinha, localizada no Distrito de Taperuaba, no Município de Sobral.

O incêndio iniciou por volta das 14h30min do dia 19 de outubro (segunda-feira), com os trabalhos de combate ao incêndio direcionados para impedir a chegada das chamas às residências existentes nas proximidades e posteriormente nas margens da Rodovia CE 362.

Na terça – feira, dia 20, surgiram novos focos de incêndio dentro do perímetro da APA Pedra da Andorinha, que se propagaram rapidamente, devido a alguns fatores como a alta temperatura, baixa umidade do ar, grande quantidade de vegetação seca. Foi solicitado o apoio de uma guarnição de Bombeiros da 2ª Cia do 3º BBM (Quartel de Crateús), que atuaram de forma conjunta com o efetivo da 1ª Cia do 3º BBM (Quartel de Sobral) e 08(oito) funcionários da AMA – Autarquia Municipal do Meio Ambiente, da Prefeitura Municipal de Sobral.

Na quarta – feira, 21, a operação de combate ao incêndio, continuou com a atuação dos Bombeiros Militares pertencentes à 1ª Cia do 3º BBM (Quartel de Sobral) e funcionários da APA Pedra da Andorinha.

 


 

Devido a topografia do terreno e dificuldade de acesso aos focos do incêndio, não havia a possibilidade de utilização de viaturas tipo ABT, sendo utilizados soprovarredores, bombas costais e abafadores, com uma viatura de tração 4×4 dotada do Kit de combate a incêndio florestal recentemente adquirido pelo Comando da Corporação.

Na quinta – feira, dia 22, o fogo chegou à base da Pedra da Andorinha, local muito íngreme e que não permita a aproximação do efetivo de Bombeiros Militares de forma segura. Diante disso, foi solicitado o apoio do CIOPAER – Coordenadoria Integrada de Operações aéreas.

O combate ao incêndio ocorreu de forma simultânea com a guarnição do 1ª Cia do 3º BBM (Quartel de Sobral) e funcionários da APA Pedra da Andorinha e aeronave da CIOPAER.

Foi empregada a aeronave Fênix 09, utilizando um dispositivo chamado “Bambi Bucket” durante a ação. O equipamento, que é acoplado ao helicóptero, serve como uma espécie de bolsão e é utilizado para intensificar os jatos. O bolsão tem capacidade de 545 litros. Cerca de 38 mil litros de água foram jogados na região por meio de 70 lançamentos. A água foi captada de um açude localizado na região.

 

(CBMCE)

Caderno: CEARA
Obs.: Os comentários abaixo postados, não refletem as opiniões do Ipu Notícias
Comentários
0 Comentários

0 comentários

Faça seu Comentário

Todos os comentários são lidos e moderados previamente
São publicados aqueles que respeitam as regras abaixo:

- Seu comentário precisa ter relação com o assunto da matéria
- Não serão aceitos comentários difamatórios
- Em hipótese alguma faça propaganda de outros sites ou blogs

OBS.: Comentários dos leitores não refletem as opiniões do IN

2010 - Portal Ipu Notícias . Todos os Direitos Reservado. - Desenvolvido por Fagner Freire