Eleitor não sabe quem são os candidatos de Camilo e Bolsonaro


 Apesar de ser um dos padrinhos políticos com mais influência positiva entre o eleitorado de Fortaleza, o governador Camilo Santana (PT) ainda não conseguiu transferir de fato seu prestígio para algum aliado na disputa. Isso porque, como mostra 1ª pesquisa O POVO/Datafolha, a maioria dos fortalezenses ainda não sabe quem é o candidato do governador.

Questionados sobre quem Camilo está apoiando na disputa, 56% dos entrevistados disseram apenas que "não sabiam". Entre os nomes no páreo, quem foi mais citada como candidata do governador foi a ex-prefeita Luizianne Lins (PT), por 18% dos entrevistados, seguida por José Sarto (PDT), com 15%. Até o opositor Capitão Wagner (Pros) foi citado por 4% dos eleitores.

Entre os líderes locais com maior influência na disputa, Camilo é o único que desperta confusão entre o eleitorado. 59% dos entrevistados, por exemplo, sabem que Luizianne Lins é a candidata apoiada pelo ex-presidente Lula (PT) na disputa. Já José Sarto é apontado corretamente como candidato de Roberto Cláudio por 50% dos fortalezenses.

Desde o início da campanha, a imagem de Camilo é objeto de disputa entre chapas de Luizianne e José Sarto. Como o governador é filiado ao PT e o partido possui candidatura própria na disputa, ele é impedido pela Lei Eleitoral de participar de eventos ou de aparecer em materiais de campanha de candidatos de outras siglas, como José Sarto.

Apesar de não causar a mesma confusão que Camilo, o apoio de Jair Bolsonaro à candidatura de Capitão Wagner também é pouco conhecido entre os fortalezenses. Questionados sobre quem o presidente apoia, 27% até citaram o candidato do Pros e 3% o ex-bolsonarista Heitor Freire (PSL), mas 61% responderam não saber quem era o candidato de Bolsonaro.



O POVO Online


Postagens mais visitadas