Estudante de Sobral ganha livros de Física após escrever para filho de autor



Na última quinta-feira (15), o estudante cearense Emanoel Lima, de 21 anos, tomou um susto ao buscar um pacote endereçado a ele em um escritório de contabilidade em Sobral, no Norte do Ceará. O volume continha os quatro livros da coleção de Física Básica, do paulista Moysés Nussenzveig, autor de livros didáticos adotados no Brasil e inspiração para o estudante. Emanoel recebeu a doação após trocar mensagens com o filho do professor em uma rede social.

Nussenzveig, 87, é professor emérito da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e membro da Academia Brasileira de Ciências (ABC). Ele autografou a folha de rosto de todos os livros, ainda em fevereiro, um mês após Emanoel pedir apoio nos estudos. “Para Emanoel, com um grande abraço”, diz um dos recados.

Depois de ter o pedido de conexão aceito pelo físico Paulo Nussenzveig, professor titular no Instituto de Física da Universidade de São Paulo (USP) e filho de Moysés, tomou coragem e contou sua história.

Esforço

Natural de Ubajara, a 120 km de Sobral, ele vem de uma família de 10 irmãos. Estudante de escola pública, foi o primeiro deles a ingressar em uma universidade. Antes de morar numa república com outros cinco estudantes, em Sobral, ele fazia viagens de duas horas de ônibus entre as duas cidades. Às vezes, saía ainda na madrugada e só retornava no fim da noite.

As restrições de renda, mesmo com apoio de familiares, o levaram a uma escolha: ou comprava os livros ou pagava o aluguel e outras contas. “Venho aqui humildemente lhe pedir se você tem algum desses livros que estejam muito usados e que não utilize mais que possa me doar”, lembra o pedido a Paulo.

Para surpresa de Emanoel, o professor garantiu que enviaria o material, mesmo sem avisar quais livros mandaria. A pandemia da Covid-19 e um erro no endereço prejudicaram a primeira entrega. “Na pressa, mandei o número da casa ao lado”, conta o estudante.

A solução veio com a ajuda do professor Antonio Gomes de Souza Filho, do Departamento de Física da Universidade Federal do Ceará (UFC). Ele recebeu o pacote em Fortaleza e o encaminhou para um escritório de contabilidade em Sobral, onde o estudante foi buscá-los na última quinta. Todos os volumes eram novos.

“Não conseguia acreditar. Achei muito simbólico ter chegado no Dia do Professor”, afirma Emanoel, que hoje está na metade do curso de licenciatura em Física. Ele se diz “muito feliz” com a área que escolheu e sonha em seguir carreira acadêmica, fazer mestrado e ser pesquisador.



(G1)

Postagens mais visitadas