Inmet alerta para baixa umidade em Ipu e 138 municípios do Ceará




O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu, nesta terça-feira (20), um alerta de “grau de severidade” para 65 municípios e "perigo potencial" para outras 74 cidades do Ceará. O aviso é válido até às 18h desta quarta-feira (21). Com o tempo mais seco, há um risco maior de incêndios florestais e danos para a saúde humana. Os avisos de baixa umidade do órgão são frequentes em áreas distantes do litoral cearense e com pouca altitude principalmente nos meses de setembro, outubro e novembro.

Na classificação de "grau de severidade", a umidade relativa do ar varia entre 20% e 12%. As regiões dentro desta classificação são: Sertão dos Inhamuns, Centro-Sul e Cariri.

Já no "potencial perigo", a umidade relativa do ar varia entre 30% e 20%. As regiões dentro desta classificação são: Sertão Central, Vale do Jaguaribe e Ibiapaba.

A lista de cidades pode ser acessada no site do Inmet.

Cuidados

Quando a umidade relativa do ar cai para menos de 30%, a OMS recomenda que a exposição ao sol e a realização de atividades físicas devem ser menor. Neste período, o Ministério da Saúde indica também o aumento da hidratação, ingerindo mais água, suco natural e água de coco.

Entenda

A umidade relativa do ar é a razão, expressa percentualmente, entre a quantidade de umidade atmosférica, num determinado local, em certo momento e numa dada temperatura, e a quantidade de umidade que estaria presente se o ar estivesse saturado.

Quanto mais baixa se apresenta a umidade relativa do ar, se pode dizer que mais seca (com menos vapor d'água) se encontra a massa de ar.



(G1/CE)

Postagens mais visitadas