Um evento com aglomeração de pessoas, que acontecia em um hotel na Avenida Dioguinho, Praia do Futuro, em Fortaleza, foi encerrado por policiais na madrugada deste domingo (25). De acordo com a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS-CE), mais de 300 pessoas estavam na festa.
Devido à pandemia da Covid-19, eventos festivos com mais de 100 pessoas estão proibidos no Ceará. A partir desta segunda-feira (26), um novo decreto do Governo do Estado também proíbe realização de eventos em ambientes fechados. As medidas visam combater a disseminação do novo coronavírus e, consequentemente, reduzir a taxa de contágio no Ceará.
Por nota, a SSPDS informou que outros eventos nos municípios de Maracanaú e Aquiraz (Praia do Iguape), ambos na Grande Fortaleza, também foram dispersados. A operação foi comandada pela Coordenadoria Integrada de Planejamento Operacional (Copol) da SSPDS/CE.
“Mantendo a estratégia de coibir aglomerações em virtude do Decreto Estadual de Distanciamento Social para a prevenção do Covid-19, e para coibir ações de perturbação do sossego alheio, a segunda noite consecutiva da Operação nas Áreas Integradas de Segurança, iniciada na noite desse sábado (24) até a madrugada deste domingo (25), realizou intervenções nos bairros Serviluz, Vicente Pinzon, Praia do Futuro, Paupina, Alagadiço Novo, Cambeba, José de Alencar, Benfica/Praça de Gentilândia/Gato Preto, Aldeota, Praia de Iracema e Varjota", de acordo com a Secretaria.
Infrações
Levantamento feito pela Pasta também indicou que o Corpo de Bombeiros Militar do Ceará realizou uma interdição e um auto de notificação em estabelecimentos fiscalizados durante a operação. Já a Polícia Civil registrou um Termo Circustanciado do Ocorrência (TCO) por descumprimento do decreto estadual. O TCO foi lavrado no 2º Distrito Policial, no bairro Aldeota.
Na madrugada de sexta-feira (23) para sábado (24) outros quatro locais, três em Fortaleza e quatro em Aquiraz, Região Metropolitana, já haviam sido fechados pelas autoridades. A Secretaria informou que junto aos eventos interditados neste domingo (25) as aglomerações somavam mais de duas mil pessoas.
Participações
“Para a investida, a SSPDS, através da Copol, contou com um efetivo de servidores das forças da Segurança Pública, secretarias e órgãos parceiros: Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), Polícia Militar do Ceará (PMCE), Corpo de Bombeiro Militar do Ceará (CBM/CE), Secretaria de Administração Penitenciária (SAP), da Guarda Municipal de Fortaleza (GMF), Agência de Fiscalização de Fortaleza (Agefis), Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) e Departamento Estadual de Trânsito (Detran). Equipes da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) e Coordenadoria de Inteligência (Coin) da SSPDS”, disseram em nota.
Denúncias contra festas e situações de perturbação do sossego podem ser realizadas através da Coordenadoria de Ações Integradas de Segurança (Ciops), pelo 190.
(G1/CE)