Você está em: NACIONAL // Notícia de Fagner Freire // 30 de outubro de 2020

 


O ministro da Economia, Paulo Guedes, disse que seria uma insanidade e um contrassenso falar na privatização do Sistema Único de Saúde (SUS). Porém, admitiu que o governo pensa em fazer parcerias com a inciativa privada para a conclusão de mais de 4,5 mil unidades de saúde. Explicou que, neste caso, o governo daria vouchers para que as pessoas pudessem ser atendidas.

“O SUS é uma rede descentralizada de atendimento à saúde pública. Falar sobre as privatizações seria uma insanidade”, disse Guedes, ao ser questionado sobre o assunto, ontem, em audiência da Comissão Mista da Covid-19 do Congresso. Mas, disse não ver problema em dar mais tempo para que a população e o Congresso analisem a proposta, pois a ideia foi “mal compreendida”.

O ministro afirmou que o contrassenso é claro quando se leva em conta o papel essencial desempenhado pelo SUS durante a pandemia de covid-19. Reconheceu, no entanto, que a ideia de fazer parcerias com a iniciativa privada na construção de unidades básicas de saúde e unidades de pronto atendimento passou pelo crivo do governo.

O projeto veio à tona na última quarta-feira, por meio de decreto do presidente Jair Bolsonaro, mas foi revogado no mesmo dia, após críticas de secretários de saúde, da classe política e da sociedade civil. Porém, segundo Guedes, a proposta estava em discussão no Planalto há cerca de um mês.

O ministro contou que a ideia partiu do Programa de Parcerias de Investimento (PPI), cuja secretária, Martha Seillier, foi classificada por Guedes como uma funcionária pública séria, competente e trabalhadora. Segundo o ministro, ela o procurou, depois de ter conversado com o ministro da Saúde, general Eduardo Pazuello, e foi autorizada a continuar com o projeto porque há cerca de 4,5 mil unidades de saúde e 168 unidades de pronto atendimento inacabadas.(

 

Correio Braziliense)

Caderno: NACIONAL
Obs.: Os comentários abaixo postados, não refletem as opiniões do Ipu Notícias
Comentários
0 Comentários

0 comentários

Faça seu Comentário

Todos os comentários são lidos e moderados previamente
São publicados aqueles que respeitam as regras abaixo:

- Seu comentário precisa ter relação com o assunto da matéria
- Não serão aceitos comentários difamatórios
- Em hipótese alguma faça propaganda de outros sites ou blogs

OBS.: Comentários dos leitores não refletem as opiniões do IN

2010 - Portal Ipu Notícias . Todos os Direitos Reservado. - Desenvolvido por Fagner Freire