Homem tem mão reimplantada após aprender a preservá-la em séries de TV



Um homem de 40 anos teve a mão esquerda reimplantada depois de sofrer a amputação durante uma briga em Blumenau, Santa Catarina. Mesmo ensanguentada, a vítima recuperou o membro do chão e o guardou em uma sacola com gelo. Ele teria dito à equipe cirúrgica que aprendeu o procedimento assistindo séries de TV. O caso ocorreu em 16 de outubro.

"Sempre gostei de ver séries sobre hospitais e quando ocorreu o crime, tive muita cautela e não entrei em desespero. Literalmente posso dizer que eu salvei meu próprio membro para fazer o reimplante, pois quando todos da minha família estavam desesperados, eu consegui ter discernimento para colocar em uma sacola e depois no gelo", contou à equipe o paciente, que preferiu não ter a identidade revelada.

Segundo o Hospital Santo Antônio, que atendeu o paciente, foram duas horas entre a amputação e o procedimento cirúrgico. Além dos ossos, a equipe médica recuperou duas artérias, cinco veias, 24 tendões e três nervos. A cirurgia demorou seis horas.

"O pronto atendimento e os cuidados tomados pelo próprio paciente com o membro dele foram determinantes para o sucesso do reimplante. Ele teve alta dia 21 de outubro e a evolução da cirurgia está se mostrando favorável", comentou ao UOL o médico Gustavo Schweigert, que participou do procedimento.


UOL

Postagens mais visitadas