Novas turmas do ensino fundamental voltam às aulas presenciais em Fortaleza

 


Alunos do 3°ao 8° ano do ensino fundamental de escolas privadas retomaram atividades presenciais nesta terça-feira (3), em Fortaleza. Com as novas turmas de volta às salas de aula, todas as séries do ensino fundamental na rede privada de ensino já retornaram parcialmente para a educação presencial na capital cearense. As únicas turmas que ainda permanecem exclusivamente com aulas remotas são as do 1° e do 2° anos do ensino médio.

As novas turmas foram liberadas para aulas presenciais no dia 25 de outubro, por meio do decreto estadual nº 33.783, com restrição a 35% da capacidade total, seguindo protocolos sanitários de prevenção da Covid-19.

A estudante Maria Tereza, 12, do 6° ano do ensino fundamental de uma escola no Bairro Maraponga encarou com naturalidade os protocolos de segurança. “Gostei de vir pra escola, porque estava com saudade dos meus amigos. Já estava acostumada às medidas. Eu sempre vou na minha avó e lá tenho que usar máscara e passar álcool em gel”, relata.

Osvaldo Campos, diretor da escola, avalia que o acolhimento das novas séries é resultado de uma experiência anterior satisfatória. “Cada vez que ocorre uma nova liberação, já temos um histórico de como as coisas funcionam. As famílias vão entendendo que a volta é segura. Sempre vamos seguir as determinações do governo do estado”, adiciona o gestor.

A escola, como determina o decreto estadual, também atende as famílias que optaram por manter o ensino virtual.

“Respeitamos a decisão daqueles que ainda não desejam voltar. A gente procura fazer um trabalho de conscientização quase semanal com as famílias e prezar pela nossa segurança e pelo próximo. A pandemia ainda não acabou, mas acho que a gente tem boas armas para continuar lutando e vencendo essa batalha”, avalia Osvaldo.

Em outra escola privada, localizada no Bairro Parquelândia, também em Fortaleza, a conversa com os pais foi decisiva para o esquema de retorno, mas a maior parte das famílias escolheu permanecer nas aulas online.

“Quando o governador liberou para o ensino fundamental, nós fizemos uma consulta com os pais. Nessa consulta, perguntamos quem gostaria de vir presencial e quem gostaria de continuar remoto. Uma grande quantidade de pais continuava com o remoto, entendendo que agora só teremos um mês de aula ”, aponta Ada Farias, supervisora da educação infantil da escola.

Retomada gradual

O mais recente decreto estadual também permitiu a ampliação do número de alunos que já estavam em ensino presencial. O ensino infantil, antes limitado a 50% da capacidade total, poderá receber, a partir desta terça, 75% dos estudantes.

As turmas de 1°, 2 ° e 9° ano do fundamental e 3° ano do ensino médio, liberadas desde o dia 1º de outubro, tiveram capacidade ampliada de 35% para 50%. Já escolas com alunos de cursos profissionalizantes e/ou preparatórios para o ensino superior têm autorização para funcionar com 35% da capacidade.

A autorização vale para a capital e os outros 43 municípios que compõem a Região de Saúde de Fortaleza, como Eusébio, São Luís do Curu e Itapipoca.

Testagem

Até a sexta-feira (30), entre 1.500 e 3.000 profissionais de escolas particulares realizaram testagem para Covid-19, segundo as estimativas do Sindicato de Educação da Livre Iniciativa do Ceará (Sinepe). Os colaboradores com diagnóstico negativo podem retornar à unidade de ensino.

"A escola da rede privada vem fazendo um trabalho preventivo, com cuidado de suspender temporariamente algumas turmas até o resultado final do exame, de fechar turmas temporariamente, se necessário for", afirmou Andréa Nogueira, presidente do Sinepe.

Por meio de nota, a Secretaria Estadual da Saúde (Sesa) informou que foi notificada de 23 escolas com casos suspeitos e confirmados do novo coronavírus, mas que não fechou nenhuma unidade. O órgão lembra que a Vigilância em Saúde do município deve ser acionada caso sejam identificados novos infectados nas escolas.

 

 

(G1/CE)

Postagens mais visitadas