2021 vai começar com feriadão; confira calendário de feriados no Brasil e Ceará

 

 

O ano de 2021 vai ter menos dias de descanso que 2020, porém já começa com um feriado prolongado: o 1º de janeiro, data da Confraternização Universal, vai cair em uma sexta-feira, o que permite estender pelo fim de semana. Ao todo, no Brasil, serão 10 feriados nacionais e o Carnaval, que na verdade é um feriado extraoficial e, em vários estados como Bahia e São Paulo, será adiado em função da pandemia do novo coronavírus.


Dos 11 feriados nacionais, outras três datas, além do Ano Novo, caem em sextas ou segundas, contabilizando 4 “feriadões” ao todo: o período de Carnaval, cujo feriado extraoficial é a terça-feira (16), que costuma ser “imprensada” com a segunda-feira; depois, há a Paixão de Cristo, no dia 2 de abril, que é feriado nacional e, por cair em uma sexta-feira, é um “feriadão”; para encerrar, há o 15 de novembro, dia da Proclamação da República, feriado em todo o território nacional que vai ocorrer em uma segunda-feira, sendo o último feriado prolongado do ano.


Confira a lista de feriados:


1º de janeiro (sexta-feira)
Confraternização Universal, é feriado nacional. Por cair em uma sexta-feira, é um “feriadão”.


16 de fevereiro (terça-feira)
Carnaval. A data comemorativa não é um feriado extraoficial, isto é, depende das legislações e decretos municipais e estaduais. Tradicionalmente, é “imprensada” com a segunda-feira.


19 de março (sexta-feira)
Dia de São José. Apesar de ser padroeiro do Ceará, não é um feriado estadual. É folga em Fortaleza e municípios como Aracati, Aquiraz, Caucaia, Crateús, Iguatu, Limoeiro do Norte, Maracanaú, Pacajus, Quixadá, Sobral, entre outros, que transformaram o dia em feriado. Por ser em uma sexta-feira, pode virar feriadão.


25 de março (quinta-feira)
Data Magna do Ceará, dia da libertação dos escravizados. É feriado em todo o estado.


2 de abril (sexta-feira)
Paixão de Cristo, é feriado nacional. Por cair em uma sexta-feira, é um “feriadão”.


21 de abril (quarta-feira)
Dia de Tiradentes, mártir da Inconfidência Mineira. É feriado nacional.


1º de maio (sábado)
Dia do Trabalho, é feriado em todo o país e em outras partes do mundo.


3 de junho (quinta-feira)
Assim como o Carnaval, o Corpus Christi é um feriado extraoficial e depende das legislações e decretos municipais e estaduais.


12 de agosto (quinta-feira)
Dia de Nossa Senhora de Assunção, padroeira de Fortaleza. É feriado apenas na capital do Ceará.


7 de setembro (terça-feira)
Dia da Independência do Brasil, é feriado em todo o território nacional.


12 de outubro (terça-feira)
Muitas vezes referido como Dia das Crianças, é na verdade o feriado nacional de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil.


2 de novembro (terça-feira)
Dia dos Finados, é feriado nacional.


15 de novembro (segunda-feira)
Dia da Proclamação da República, é feriado em todo o território nacional. Por ser em uma segunda-feira, pode virar feriadão.



O POVO Online


Postagens mais visitadas