DNIT avança nas obras de infraestrutura no Ceará em 2020

 


O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) deu continuidade aos serviços realizados nas rodovias federais do Ceará em 2020. Apesar do ano atípico decorrente da pandemia provocada pelo novo coronavírus, a Autarquia garantiu que as obras não fossem paralisadas no Estado, além de avançar na elaboração de projetos importantes para a mobilidade da população cearense.

Com foco na segurança dos pedestres durante a travessia nas rodovias, o DNIT trabalhou para garantir a operação de 10 passarelas nas BR’s 116/CE, 222/CE e 304/CE. Juntamente com outras duas estruturas já prontas na BR-116/CE e outras 17 em fase de projeto, desapropriações e remoção de interferências, as estruturas fazem parte dos contratos provenientes do Edital n° 183/2016, que busca a restauração ou instalação de 29 passarelas em diversos pontos. O órgão realizou ainda a contratação de empresa para a construção de mais seis passarelas a serem instaladas no Anel Viário de Fortaleza, com previsão de início das obras em março de 2021.

Importante via de conexão entre os principais portos marítimos do Ceará (Mucuripe e Pecém), o Anel Viário faz parte da BR-020/CE e viu suas obras de duplicação avançarem neste ano. O DNIT, além de realizar a aprovação dos projetos, garantiu que todos os recursos fossem disponibilizados para a continuidade dos serviços. Isso fez com que novos segmentos fossem finalizados e liberados para o tráfego, como o viaduto inserido no trecho que conecta a BR-020 e a CE-010, entre os municípios de Eusébio e Fortaleza, além do segmento localizado nas imediações do entroncamento com a CE-060, em Maracanaú. As obras, realizadas em parceria com a Superintendência de Obras Públicas (SOP), seguem em andamento e irão beneficiar toda a Região Metropolitana de Fortaleza, impulsionando a produção industrial do estado.

O DNIT avançou também nas obras de duplicação da BR-222/CE, no segmento compreendido entre os km 11 e km 35 da rodovia. Seguem sendo finalizadas a construção de uma ponte sobre o rio Cauípe e de um viaduto sobre a linha férrea no local. Além disso, foram concluídos mais 11 quilômetros do pavimento da pista duplicada, restando somente os procedimentos finais para a colocação das defensas e execução da sinalização. Com isso, a liberação do trecho aos motoristas está prevista para o início do próximo ano.

Já com relação aos serviços de manutenção e restauração da malha viária federal cearense, a Autarquia não poupou esforços para possibilitar o andamento das obras em todas as rodovias. Destaque especial para a realização do contrato da BR-122/CE. No início de setembro foi dada a Ordem de Serviço (OS) para a execução dos trabalhos no trecho compreendido entre Quixadá e Banabuiú. Desde então, estão sendo realizados procedimentos importantes e robustos na via, como microrrevestimento, Concreto Betuminoso Usinado à Quente (CBUQ), drenagem e
sinalização, melhorando significativamente as condições de trafegabilidade na região.

O trabalho do DNIT em 2020 também foi fundamental na retomada de obras importantes para a população cearense. O órgão assinou contrato com empresa para retomar a construção de viadutos abandonados na BR-222/CE, localizados no município de Tianguá (CE). Os serviços contratados abrangem ainda a execução das obras remanescentes de adequação de capacidade e eliminação de pontos críticos na região, além de contemplar a duplicação da rodovia no trecho compreendido entre o km 309,25 e km 315,8, totalizando 6,52 quilômetros de extensão.

Também foram concluídos os procedimentos licitatórios para a retomada das obras remanescentes de restauração e melhoramentos do trecho entre o km 64,30 e o km 122,8 da via, o que irá finalizar a implantação das variantes dos municípios de Umirim e Frios, garantindo maior fluência e segurança para o tráfego local.

Já na BR-116/CE, encontra-se em fase final a licitação para contratação da empresa que irá atuar na conclusão do viaduto de acesso à cidade de Horizonte/CE, com a implantação de todos os dispositivos necessários para o funcionamento e operação do acesso. A obra está prevista para ser iniciada em fevereiro de 2021.

 

(DNIT)

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