MPCE e Unifor lançam nesta quarta (09/12) Especialização em Combate à Corrupção

 


O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), em parceria com a Universidade de Fortaleza (Unifor), efetivam o lançamento do curso de Especialização em Combate à Corrupção nesta quarta-feira, 9 de dezembro, data declarada pela Organização das Nações Unidas (ONU) como Dia Internacional contra a Corrupção. O curso será oficializado às 11h30min, no auditório da sede da Procuradoria Geral de Justiça (PGJ), com a presença do procurador-geral de Justiça, Manuel Pinheiro; da vice-reitora da Unifor, Lília Maia de Morais Sales; do diretor-geral da Escola Superior do Ministério Público (ESMP), promotor de Justiça Plácido Barroso Rios; e da coordenadora do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF), promotora de Justiça Luciano Aquino.

A especialização nasce em um momento em que instituições brasileiras atuam no sentido de propor estratégias e soluções à corrupção, trabalhando preventiva e repressivamente pelo fim da impunidade de corruptores e corruptos. Nesse contexto, há uma necessidade crescente de profissionais com conhecimento dos instrumentos legais que reprimam crimes de corrupção, ressarçam prejuízos financeiros à administração pública e colaborem para a formação de um estado mais forte e impoluto.

Segundo o diretor geral da ESMP, Plácido Barroso Rios, o curso permitirá aos participantes acesso a disciplinas de caráter teórico e prático e a profissionais reconhecidos nacionalmente. “Procuramos entender nossas maiores dificuldades e transmitir à universidade todas essas demandas a fim de criarmos juntos um curso voltado unicamente ao bom manejo das ferramentas legais de combate à corrupção. O curso consegue ainda trazer aos membros e servidores um corpo docente abalizado e com reconhecida experiência nesta área. Temos certeza que este aprimoramento e capacitação trará ao MPCE um novo patamar no conhecimento e combate aos atos de improbidade e crimes de corrupção, e, por consequência, bons frutos à sociedade cearense ”, analisa.

Disciplinas como Cooperação Internacional no Combate à Corrupção, Operações Cambiais, Legislação Cambial e Combate à Lavagem de Dinheiro, Tecnologia da Informação no Combate à Corrupção, Técnicas de Entrevista, Observação Comportamental e Linguagem Corporal, Dispositivos Anticorrupção Nacional e Internacionais e Medidas de Compliance, entre outras, fazem parte da grade curricular do curso.

Na modalidade Educação à Distância (EAD), a especialização é voltada para membros e servidores do MPCE. As inscrições devem começar na próxima semana e as aulas, no início do primeiro semestre de 2021. O curso será custeado pelo participante e pelo Ministério Público do Estado do Ceará. O valor mensal é de R$ 428, sendo que a PGJ proverá mensalmente metade dessa quantia (R$ 214), durante os 21 meses de duração do curso, que terá carga horária de 369 horas/aula. Com periodicidade quinzenal, as aulas serão às quintas e sextas-feiras das 19 às 22h30 e, aos sábados, das 8 às 12 horas.

SERVIÇO
Mais informações pelo e-mail latosensu@unifor.br ou pelos telefones (85) 3477-3178, 3477-3174, 3477-3215 e 3477-3114.
As inscrições podem ser feitas online, no endereço eletrônico da Unifor (www.unifor.br) ou presencialmente na Secretaria da Divisão de Pós-Graduação Lato Sensu da instituição.

 

 

(MPCE)

Postagens mais visitadas