Carteira estudantil de 2021 já pode ser solicitada em Fortaleza

 


A Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) iniciou nesta terça-feira (5), de modo on-line e presencial, o processo de solicitação das carteiras estudantis 2021. Para requisitar o documento virtualmente, os estudantes podem acessar a plataforma de solicitação. No caso de atendimento presencial, é necessário agendar pelo site do órgão e escolher o local. O documento garante aos alunos meia passagem e a meia cultural.

Durante a solicitação da carteira de estudante, tantos alunos de escolas públicas como de escolas particulares devem apresentar identidade, CPF, declaração de matrícula e comprovante de endereço atualizados. Caso o aluno já tenha efetuado a biometria facial, não é preciso repetir o procedimento.

Conforme a Etufor, a carteira dos alunos das escolas públicas municipais e estaduais será requisitada pela direção das instituições, que se responsabiliza pela solicitação da gratuidade. Já os alunos da rede particular devem pagar a taxa que varia entre R$ 30 e R$ 38. O boleto pode ser impresso pela internet e pago em qualquer instituição financeira.

Como solicitar a carteira

O processo de solicitação da carteira de estudante requer os seguintes passos: solicitação, envio/entrega da documentação necessária, cadastro da biometria facial e confirmação de matrícula pela instituição de ensino.

Os alunos novatos podem solicitar a carteirinha virtualmente através do site da Etufor ou agendar o atendimento apresentando a documentação necessária. Em seguida, devem pedir à instituição para confirmar a matrícula no site do órgão.

Os alunos veteranos, ou seja, que já possuíram carteira de estudante da rede particular de escolas e universidades, e continuam na mesma instituição de ensino, precisam apenas imprimir o boleto pelo site.

Caso o aluno tenha mudado de escola ou universidade, deve solicitar a confirmação de matrícula na sua instituição de ensino atual (procedimento realizado pelo representante cadastrado junto à Etufor) para que sejam atualizados seus dados escolares e, assim, imprimir seu boleto com os dados atualizados.

O processo é o mesmo para alunos que forem bolsistas do Programa Universidade para Todos (Prouni) ou que estudem nas Universidades Públicas, sejam eles veteranos ou novatos.

Depois que forem realizados os pedidos, os alunos devem aguardar a entrega das carteiras de estudante nas suas próprias instituições de ensino ou nos Diretórios Centrais dos Estudantes (DCE’s), no caso das universidades. 

 

 

(G1/CE)

Postagens mais visitadas