Você está em: CIDADE , GOVERNO , IPU , PRINCIPAL // Notícia de Fagner Freire // 27 de janeiro de 2021


Teve início nesta quarta-feira (27/01), as ações de coleta da água utilizada para consumo humano nas localidades ipuenses. A ação é realizada pela Vigilância Sanitária de Ipu e tem por objetivo verificar a potabilidade da água utilizada pelos ipuenses. 

As amostras colhidas são enviadas para o Laboratório Central do Ceará (Lacen), onde são feitos os exames físico- químicos e microbiológico. Após o decorrer de 15 dias, os resultados ficam a disposição do município no sistema online do Sisagua. Os resultados impressos são enviados para as Unidades Básicas de Saúde. Caso alguma amostra apresente resultado insatisfatório, fica na responsabilidade do(a) agente de saúde da localidade dar as informações profiláticas para o melhor uso da água.

Desta feita o trabalho de coleta de água teve como ponto de partida a comunidade de São Félix, porção serrana do município de Ipu. Durante o ano, é meta da Coordenação da Vigilância Sanitária percorrer as localidades da serra e sertão, bem como os bairros ipuenses.

Participaram da coleta de amostras os fiscais sanitários Rárisson Ramon, Adauto Moura e Paulo Bruno. Motorista: Carlos Paiva (Carlão)



Entenda mais sobre o programa

Segundo o Ministério da Saúde, o Programa Nacional de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano (Vigiagua) consiste no conjunto de ações adotadas continuamente pelas autoridades de saúde pública para garantir à população o acesso à água em quantidade suficiente e qualidade compatível com o padrão de potabilidade, estabelecido na legislação vigente: Anexo XX da Portaria de Consolidação n° 05/2017 do Ministério da Saúde (PRC n° 05/2017, Anexo XX).

O programa é parte integrante das ações de prevenção dos agravos transmitidos pela água e de promoção da saúde, previstas no Sistema Único de Saúde (SUS).

As ações do Vigiagua são desenvolvidas pelas Secretarias de Saúde Municipais, Estaduais, e do Distrito Federal e pelo Ministério da Saúde, por meio da Coordenação Geral de Vigilância em Saúde Ambiental.

O Sisagua é um instrumento do Vigiagua que tem como finalidade auxiliar o gerenciamento de riscos à saúde a partir dos dados gerados rotineiramente pelos profissionais do setor saúde (Vigilância) e responsáveis pelos serviços de abastecimento de água (Controle) e da geração de informações em tempo hábil para planejamento, tomada de decisão e execução de ações de saúde relacionadas à água para consumo humano (MINISTÉRIO DA SAÚDE, 2021).


Obs.: Os comentários abaixo postados, não refletem as opiniões do Ipu Notícias
Comentários
0 Comentários

0 comentários

Faça seu Comentário

Todos os comentários são lidos e moderados previamente
São publicados aqueles que respeitam as regras abaixo:

- Seu comentário precisa ter relação com o assunto da matéria
- Não serão aceitos comentários difamatórios
- Em hipótese alguma faça propaganda de outros sites ou blogs

OBS.: Comentários dos leitores não refletem as opiniões do IN

2010 - Portal Ipu Notícias . Todos os Direitos Reservado. - Desenvolvido por Fagner Freire