Com quatro armas de fogo e carvão mineral irregular, homem é conduzido à delegacia em Aracoiaba-CE

 


Uma composição da 1ª Companhia do Batalhão de Polícia de Meio Ambiente (BPMA), da Polícia Militar do Ceará (PMCE), capturou João Antônio Nogueira da Silva, 57, nessa segunda-feira, 25, em Aracoiaba-CE. Na casa dele, os policiais militares ambientais apreenderam quatro armas de fogo, diversas sacas de carvão sem a devida autorização e animais vivos e abatidos, que eram criados ilegalmente no local.

O fato ocorreu depois de denúncias anônimas acerca de uma residência na rua Marechal Dutra a qual havia o comércio ilegal de carvão mineral. A fim de constatar a veracidade dos informes, a composição se deslocou até o lugar informado. Quando chegaram, visualizaram uma placa contendo “vende-se carvão”.

Em seguida, os policiais militares falaram com o proprietário da residência, que confessou não ter licença ambiental para a comercialização do carvão, nem para criar os pássaros silvestres mantidos em cativeiro na residência. Além disso, durante buscas no interior da casa, os policiais do BPMA encontraram as quatro espingardas.

Ao todo, foram apreendidos na ação policial: uma espingarda calibre 28, duas do tipo socadeira e uma carabina calibre 5.5, 41 munições de diferentes calibres, quatro facas do tipo peixeira, um apito chama veado, três chifres e pés de veado, dois recipientes contendo chumbinho e dois contendo pólvora, um recipiente e sacos contendo chumbos, 80 sacas de carvão e 12 animais silvestres vivos (cinco bigodeiros, dois vem-vem, dois abre e fecha, dois sanhaços e um golinha) e três aves abatidas.

Diante do exposto, o senhor João Antônio foi conduzido até a Delegacia de Polícia Civil em Baturité-CE, onde foi autuado com base nos artigos 12 da Lei 10.826/2003 (Estatuto do Desarmamento) e artigo 46 da Lei 9.605/1998 (Leis de Crimes Ambientais).

 

Assessoria de Comunicação da PMCE

Postagens mais visitadas