Conselho de Enfermagem de Alagoas apura caso de técnica que não aplicou vacina em idosa corretamente

 


O Conselho Regional de Enfermagem de Alagoas (Coren-AL) vai apurar o caso de uma técnica de enfermagem que não aplicou corretamente a vacina contra a Covid-19 em uma mulher de 97 anos. A informação foi divulgada nesta sexta-feira (29).

O incidente foi registrado em um vídeo divulgado nas redes sociais (veja mais no vídeo acima). Após denúncia da família, a idosa foi devidamente vacinada.

“Ainda não nos cabe julgar a profissional, precisamos entender o que aconteceu. A enfermagem sempre esteve na linha de frente dessa pandemia, não podemos apontar o dedo para o primeiro erro sem saber de todos os detalhes”, afirmou o presidente Renné Costa após uma reunião em conjunto com a Secretaria Municipal de Saúde.

Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) confirmou que o imunizante não chegou a ser aplicado e que ocorreu uma "falha humana" (confira a nota na íntegra abaixo). A prefeitura da capital disse que "tomou ciência com indignação" do ocorrido que se trata de "caso isolado".

A SMS não informou quantas vacinas a profissional aplicou durante a campanha de vacinação contra a Covid-19. Ela foi afastada do cargo. 

A idosa, o motorista e a cuidadora foram a um posto de vacinação que fica no Shopping Pátio Maceió, na parte alta da capital. Neta da senhora, Andrea Maranhão afirmou que a cuidadora filmou o momento da vacinação.

"O intuito de filmar foi comemorar, mesmo porque ela está há muito tempo em isolamento, dentro de casa. E ela é muito alegre, gosta muito de sair, de se divertir", disse a neta, que compartilhou as imagens no grupo da família. Foi então que um outro parente da família, que é médico, percebeu que a dose não havia sido aplicada.

Em seguida, Andrea telefonou para a cuidadora, que voltou com a idosa no mesmo local de vacinação. A coordenadora do posto chegou a questionar o retorno, mas liberou a aplicação após assistir ao vídeo. Só aí a idosa foi "vacinada de verdade".

Andrea contou que a avó estava em isolamento social há dez meses e que a saída de casa para tomar a vacina foi comemorada por toda a família.

“Esperamos que quem esteja na linha de frente tome os cuidados necessários para que situações como essa não ocorram, porque isso coloca em dúvida a credibilidade da campanha", alertou a neta da mulher.

(G1) 

Postagens mais visitadas