Você está em: CIDADE , IPU , PRINCIPAL // Notícia de Fagner Freire // 13 de janeiro de 2021

 


A Secretaria Municipal de Saúde de Ipu, na Serra da Ibiapaba à 296 quilômetros da Capital cearense, revisou nesta terça-feira (12), o número de óbitos em decorrência do novo coronavírus, com isso cidade voltou a ter apenas 39 óbitos pela infecção, conforme boletim divulgado às 18h55. Anteriormente eram 40 mortes pela doença.

Conforme apurou a reportagem do Ipu Post, a revisão dos óbitos foram realizado pelo órgão de saúde do município nesta terça-feira. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, a morte revisada foi de uma pessoa que faleceu no dia (25) de dezembro de 2020.

O paciente tinha um câncer de pulmão e contraiu o novo coronavírus, a doença acelerou o processo e a pessoa morreu. De acordo com a Secretaria, o sistema considerou que a COVID-19 acelerou a morte da pessoa, mas ela morreria pela lesão maligna, independente da doença. Como a COVID-19 ficou na parte II da DO, ela não é considerada Causa Básica, mas causa adjuvante.

Como foi o processo para revisar o óbito pela COVID-19

Na hora de codificar a causa do óbito, seguimos uma sequência de fatos. Na ordem que o médico colocou na Declaração, a COVID-19 entrou como causa adjuvante e não principal. Ou seja se ela não tivesse pego a doença, poderia ter vivido mais. Hoje, ao codificar e colocar no sistema, o próprio determina qual a causa básica. Mas obviamente não retira a COVID-19 de agravo que acelerou a morte da pessoa.

Nesta terça-feira, o município de Ipu, não registrou casos pela Covid-19. O número total de confirmados pela infecção pela doença segue em 2,735.

 

 

(Ipu Post)

Obs.: Os comentários abaixo postados, não refletem as opiniões do Ipu Notícias
Comentários
0 Comentários

0 comentários

Faça seu Comentário

Todos os comentários são lidos e moderados previamente
São publicados aqueles que respeitam as regras abaixo:

- Seu comentário precisa ter relação com o assunto da matéria
- Não serão aceitos comentários difamatórios
- Em hipótese alguma faça propaganda de outros sites ou blogs

OBS.: Comentários dos leitores não refletem as opiniões do IN

2010 - Portal Ipu Notícias . Todos os Direitos Reservado. - Desenvolvido por Fagner Freire