464 leitos UTI serão instalados até o final de março para atendimentos da Covid-19 no Ceará

 

Segundo a Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), a infraestrutura das unidades hospitalares foi ampliada em razão da pandemia de Covid-19 


Até o final de março, 464 leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) serão instalados em hospitais do Ceará para atendimento a pacientes com Covid-19, informou a Secretaria Estadual da Saúde (Sesa) nesta sexta-feira, 19. Em Fortaleza, o aumento será de 316 leitos UTI Covid-19. Conforme o titular da pasta, Dr. Cabeto, em live realizada nesta manhã, 60 destes leitos serão destinados, como Hospital de Campanha, às Unidades de Pronto Atendimentos (UPAs).

A Secretaria da Saúde informou ao O POVO que as seis UPAs de gestão estadual localizadas na Capital receberão o suporte. Elas estão localizadas nos bairros Autran Nunes, Canindezinho, Conjunto Ceará, José Walter, Messejana e Praia do Futuro. A pasta destacou que o processo de implantação dos equipamentos está sendo processado pelo órgão.

Além do aumento dos leitos de UTI, o Estado também ampliará o número de leitos de enfermaria para atender pacientes com a doença. A quantidade vai passar das atuais 1.478 vagas para 2.133 até o dia 31 de março. Serão 655 leitos a mais. A Capital receberá 488 leitos, onde contabiliza atualmente 370 e passará para 858.

Leia Também | Upas de Fortaleza têm 67 pessoas na fila por leito de UTI

A ampliação de leitos ocorre devido ao crescente aumento de casos e óbitos pelo coronavírus no Ceará. Até 18 de fevereiro, 406.023 casos foram confirmados e 10.896 óbitos foram registrados no Estado, conforme a plataforma IntegraSUS, da Sesa.

Em transmissão ao vivo no Facebook nesta sexta-feira, 19, o secretário da Saúde, Dr. Cabeto, afirmou que o momento epidemiológico no Ceará é diferente em relação a 2020, quando o estágio da pandemia havia chegado em seu momento agudo. “Nós estamos preparando (a resposta) da maneira mais correta, fazendo compra e estoque de EPIs, de materiais, de anestésicos”, disse.

O titular da pasta também pediu que a população colabore com os profissionais de saúde que estão na linha de frente e que medidas de combate à propagação do vírus sejam respeitadas. “O isolamento faz com que a transmissibilidade viral reduza, e quanto mais o vírus se transmitir, menos mutação terá”, comenta.

Leia Também | Cinco hospitais de Fortaleza atingem ocupação máxima dos leitos de UTI; veja lista

A ampliação de leitos de enfermaria e UTI para o tratamento da doença se estenderá para todos os hospitais regionais do Estado, localizados na região do Cariri, Região Norte (Sobral), Sertão Central e Litoral Leste.
Confira o aumento por região

- Fortaleza

Leitos de Enfermaria Covid
Atuais: 370
Até 31 de março: 858

Leitos de UTI Covid
Atuais: 342
Até 28 de fevereiro: 474
Até 31 de março: 658

- Cariri

Leitos de Enfermaria Covid
Atuais: 554
Até 31 de março: 558

Leitos de UTI Covid
Atuais: 108
Até 28 de fevereiro: 131
Até 31 de março: 151

- Região Norte (Sobral)

 

O POVO



Postagens mais visitadas