Meruoca é o terceiro município do Ceará a adotar lockdown; Sesa recomenda mais restrições para 170 municípios

 


Após Santa Quitéria e Mombaça, foi a vez da cidade de Meruoca decretar lockdown, em 2021. A prefeitura do município decretou o fechamento da cidade até o dia 05 de março. Supermercados, mercadinhos e estabelecimentos com área superior a 50m² deverão aferir a temperatura de todos que adentrarem ao referido estabelecimento comercial e fornecer álcool em gel, permitindo a entrada de no máximo 10 pessoas por vez. O objetivo é conter o avanço da Covid-19.

A Prefeitura de Santa Quitéria anunciou na última quarta-feira (24), lockdown de sete dias. As atividades não essenciais começam a ser proibidas até a 0 hora do dia 4 de março. É o segundo Município a decretar lockdown no Ceará no mesmo dia. O primeiro anúncio da quarta-feira, foi realizado pelo prefeito de Mombaça, comunicando as medidas de restrições até 28 de fevereiro.  

Com 170 dos 184 municípios cearenses sob nível de alerta "Risco Alto" ou "Risco Altísismo" para a Covid-19, a Secretaria de Saúde do Estado (Sesa) expediu oficio na última quinta-feira (25), para as respectivas secretarias de saúde municipais recomendando medidas específicas para enfrentar a epidemia simultânea. O painel analisa as condições de fatores de risco do coronavírus por município, considerando a situação da doença em cada região. O painel está disponível para visualização pública na plataforma IntegraSUS.

Os gestores municipais foram orientados a adotar as medidas de rastreamento de contatos e monitoramento de casos suspeitos; aumento da capacidade de resposta à possível demanda de cuidados hospitalares; fechamento de espaços públicos; edição de decretos com o intuito de adotar comportamentos que diminuam o contágio; cancelamento de eventos sociais; instalação de barreiras sanitárias; e fiscalização para cumprimento dos decretos estadual e municipal.

(Diário do Nordeste)

Postagens mais visitadas