MPCE lança Programa Vidas Preservadas de 2021 com foco na saúde mental de crianças e adolescentes na prevenção do suicídio

 


Mais uma vez o Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) posiciona-se a favor da vida. Na próxima sexta-feira (12/02), haverá o lançamento oficial do Programa Vidas Preservadas: o MP e a sociedade pela prevenção do suicídio. Neste ano, as atividades serão voltadas para a saúde mental de crianças e adolescentes. O evento será transmitido pelo canal do Ministério Público no Youtube, das 9 às 11h30 e terá tradução simultânea em Libras. Gestores municipais, secretários de Saúde, de Educação, Assistência Social e profissionais de áreas correlatas e com atuação no acolhimento do público alvo da campanha podem participar virtualmente do evento. 

Segundo Hugo Porto, promotor de Justiça e coordenador do Programa, o foco de 2021 está relacionado, principalmente, ao impacto da pandemia em crianças e adolescentes. “O espaço de aprendizado e das trocas familiares precisaram ser alterados, repercutindo, diretamente, nesses serem em desenvolvimento. Nos preocupamos com as questões econômicas, familiares, pedagógicas e de bem-estar diante de todo processo de restrições e isolamento, e com os danos e prejuízos na formação dessas gerações. Assim, queremos debater e trazer propostas e ideias que tragam mais recursos para a saúde mental desses públicos”, explica. 

O lançamento contará com a participação do procurador-geral de Justiça, Manuel Pinheiro. Na ocasião, serão discutidos temas relativos à saúde mental dos adolescentes, especialmente no contexto da pandemia; a adesão dos municípios cearenses ao Vidas Preservadas 2021 e atividades desenvolvidas pelo Unicef para proteger o público alvo da campanha. A Escola de Desenvolvimento e Integração Social para Criança e Adolescente (Edisca) fará uma apresentação do modelo de Residência Social, enquanto a Coordenação de Políticas em Saúde Mental, Álcool e outras Drogas (Copom) apresentará o fluxo estadual das atividades voltadas para o público em questão. Haverá espaço, após as apresentações, para perguntas e intervenções dos participantes.  

Vidas Preservadas  

O Programa “Vidas Preservadas: o MP e a sociedade pela prevenção do suicídio” foi criado em 2018 pelo Ministério Público do Estado do Ceará por intermédio dos Centros de Apoio Operacional da Infância, Juventude e Educação (CAOPIJ), do Meio Ambiente (CAOMACE), da Cidadania (CAOCIDADANIA) e Criminal (CAOCRIM). O objetivo é promover, com o apoio indispensável dos parceiros, uma abordagem intersetorial da temática, de modo a fomentar o debate, a sensibilização e o fortalecimento de políticas públicas para a promoção da saúde do povo cearense. 


(MPCE)

Postagens mais visitadas