O prefeito Sarto Nogueira afirmou na tarde desta quinta-feira (11) que Fortaleza pode atingir índices de casos de Covid19 semelhantes aos registrados no pico da pandemia, em maio do ano passado. Ele reforçou o alerta para que a população tenha cuidado com aglomerações durante o período do carnaval.
"Os nossos indicadores e vocês podem perceber facilmente nas UPAs, nos postos de saúde, eles nos dão uma direção que os casos estão aumentando numa proporção que a gente não imaginava, e que se nós não tivermos cuidado, nós vamos ter um pico assemelhado ao que houve em maio do ano passado", disse.
Aumento de leitos
Sarto alertou também para a significativa procura por leitos de UTI na capital cearense diante da alta de casos da doença. O gestor afirmou ainda que Fortaleza terá mais 74 leitos de observação para a Covid-19 nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs).
"Como todos podem ver, está aumentando muito a circulação do vírus da Covid-19 aqui em Fortaleza. Todas as nossas UPAs, hospitais e postos de saúde estão tendo a cada dia um acréscimo na quantidade de casos e de internações por Covid-19", esclareceu.
Fiscalização na Praia do Futuro
A Praia do Futuro, em Fortaleza, vai ser alvo de operação da Agência Fiscalizadora de Fortaleza (Agefis) durante os próximos dias, para monitorar o horário de funcionamento das barracas. Decreto estadual publicado nesta quarta-feira (10) estabelece que as barracas de praia só poderão funcionar até às 15h entre os dias 12 e 17 de fevereiro, semana que aconteceria o carnaval.
Em transmissão ao vivo por redes sociais realizada nesta quinta-feira (11), a superintendente da Agefis, Laura Jucá, informou que, durante todo o período, locais que costumam concentrar grande aglomeração de pessoas permanecerão sob monitoramento constante, em parceria com a Guarda Municipal de Fortaleza. Os pontos são a Praia dos Crush, a Beira Mar, o Largo da Mocinha e as praças da Gentilândia, no Bairro Benfica.
Além disso, a Praia dos Crush manterá os gradis instalados na segunda e na terça-feira (15 e 16), como já vem ocorrendo aos fins de semana, para evitar a ocupação de banhistas. A medida já é praticada desde o dia 16 de janeiro.
(Diário do Nordeste)



