Vacina da Pfizer contra Covid-19 tem eficácia de 94% em casos com sintomas, indica pesquisa

 


A vacina do laboratório Pfizer contra a Covid-19 é 94% eficaz contra os casos sintomáticos do novo coronavírus, segundo pesquisa realizada com cerca de 1,2 milhão de pessoas em Israel. O estudo foi publicado nesta quarta-feira (24) na revista especializada New England Journal of Medicine.

Até então, a eficácia da vacina havia sido demonstrada por meio de ensaios clínicos realizados com milhares de pessoas, mas não em condições reais, com uma maior variedade de indivíduos e comportamentos, além de desafios logísticos como a gestão do transporte de doses em temperaturas congelantes. "Trata-se da primeira prova validada por pares da eficácia de uma vacina nas condições do mundo real", declarou Ben Reis, um dos coautores do estudo, à AFP.

O novo estudo foi realizado com dados de cerca de 1,2 milhão de pessoas atendidas em uma das maiores instituições de saúde de Israel, a Clalit Health Services, entre 20 de dezembro de 2020 e 1º de fevereiro de 2021. Nesse período, a variante britânica do coronavírus circulava amplamente pelo país.

Cerca de 600 mil pessoas que receberam a vacina foram comparadas de forma rigorosa com cerca de 600 mil que não foram vacinadas. Os dois grupos tinham características similares em relação a idade, sexo, comorbidades e locais de residência.

Outros resultados

A pesquisa também indica que os casos mais graves da doença obtiveram redução de 92%, enquanto as hospitalizações caíram 87%. Tais taxas foram obtidas depois de pelo menos sete dias desde a aplicação da segunda dose do imunizante da empresa.

 

 

 

(Diário do Nordeste)

Postagens mais visitadas