Cadastro Estadual de Vacinação é prorrogado até 11 de abril no Ceará




O Cadastro Estadual de Vacinação no Saúde Digital foi prorrogado até o próximo dia 11 de abril. A ferramenta, lançada no início deste mês pela Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), tinha data inicial prevista para fim das inscrições neste sábado, 27. O cadastro permite consolidar o censo de cearenses que precisam ser vacinados e, assim, promover estratégias eficazes de imunização.


Segundo Magda Almeida, secretária executiva da Vigilância e Regulação da Sesa, o cadastro será estendido para que mais pessoas tenham a oportunidade de se inscrever. Magda comemorou que o Estado é o segundo do País a mais aplicar as vacinas já recebidas, sendo um reflexo da mobilização dos gestores, profissionais da saúde e da transparência de ferramentas digitais. "Os órgãos de controle e o Saúde Digital conseguem dimensionar e fazer com que as pessoas acompanhem essa dinâmica da vacinação. Por isso, é importante que todos se cadastrem”, cita.


O cadastro pode ser realizado na plataforma Saúde Digital e no Ceará App por pessoas a partir de 18 anos, mas o plano de vacinação segue as recomendações de imunizar inicialmente os quatro primeiros grupos prioritários especificados no Programa Nacional de Imunização (PNI) do Ministério da Saúde.



Novas faixas etárias serão atendidas de acordo com o recebimento de novas doses pelo Estado. Atualmente, o Ceará está nas fases 1 e 2 de vacinação, contemplando idosos a partir de 75 anos, profissionais de saúde da linha de frente no combate à pandemia e idosos com idade inferior a 75 anos, em ordem decrescente.


A imunização seguirá o calendário de cada cidade. Caso a pessoa não se encaixe na fase em vigência de vacinação, o cadastro ficará armazenado no banco de dados da plataforma, permitindo maior organização do plano de imunização do Governo do Ceará. A ferramenta tem integração de dados e informações com os municípios cearenses que aderirem ao sistema – até o momento, 148 dos 184 já adotaram o modelo. Dúvidas sobre o cadastro devem ser solucionadas através do telefone 0800 275 1475.


O POVO Online

Postagens mais visitadas