Governo vai antecipar vacinação de profissionais de segurança que atuam na linha de frente da Covid


Em um momento em que alguns estados já alteram a ordem do plano de vacinação contra a Covid-19, o Ministério da Saúde informou nesta terça-feira (30) que irá antecipar a imunização de profissionais das forças de segurança e salvamento e de membros das Forças Armadas que atuem com equipes de saúde.


Segundo Francieli Fontana, coordenadora do Programa Nacional de Imunizações (PNI), a antecipação ocorrerá com base em critérios específicos. "Fomos bastante demandados sobre isso e fomos buscar as atividades executadas. Muitos estão atuando no transporte de pacientes e na vacinação. Entendemos que alguns desses grupos devem ser atendidos já na próxima pauta tendo em vista essa atuação", disse a coordenadora.


A mudança foi aprovada em reunião com secretários estaduais e municipais de saúde. No Ceará, o governador Camilo Santana realizou reunião, nesta terça, com os secretários da Segurança e da Saúde para discutir a inclusão dos profissionais de Segurança do Estado no grupo prioritário. No Pará, esses profissionais já estão sendo imunizados.



De acordo com Francieli Fontana, a ideia é que os profissionais sejam divididos em dois grupos, em que o primeiro seria alvo da antecipação e o segundo, seguiria a ordem já prevista no plano de vacinação.


No primeiro grupo, alvo da antecipação, entram aqueles que atuam:

no atendimento ou transporte de pacientes contra a Covid;
no resgate e atendimento pré-hospitalar;
nas ações de vacinação;
na vigilância de medidas de distanciamento, "principalmente na vigilância das unidades básicas de saúde e outras unidades"


A previsão é que o primeiro grupo comece a ser vacinado já na próxima quinta (1º), quando devem ser enviadas 9,1 milhão de doses aos estados. Ao todo, o grupo das forças de segurança e salvamento é estimado em 584.256 pessoas. Já o das Forças Armadas, em 364.036. Fazem parte desse conjunto policiais federais, militares, civis e rodoviários, além de bombeiros militares e civis e guardas municipais.


Atualmente, a ordem dos grupos de vacinação prevê a imunização de profissionais de segurança e militares após a imunização de idosos (etapa atual), pessoas com comorbidades, população com deficiência, população prisional e trabalhadores de educação.


Diário Press

Postagens mais visitadas