Ipu ganha dois capacetes Elmo para ajudar município na luta contra a Covid-19

 


O município de Ipu ganhou através de uma doação da Deputada Estadual Augusta Brito (PCdoB), dois capacetes 'Elmo' que irá ajudar o município na luta contra a Covid-19.

A deputada esteve no município na manhã desta quarta-feira (24/03), realizando a entrega do equipamento na Unidade de Pronto Atendimento Contra a Covid-19 (UPAC) de Ipu. O prefeito Robério Rufino recebeu das mãos da deputada o capacete desenvolvido por pesquisadores da Escola de Saúde Pública do Ceará.

Estudos demostram que o uso do capacete diminui em 60% a internação de pacientes em UTI. "Os capacetes chegam em um momento oportuno", afirma o prefeito Robério ao agradecer a deputada pela doação.

 


Sobre o Elmo

O capacete de respiração assistida Elmo, desenvolvido no Ceará, é produzido e comercializado pela iniciativa privada, conforme aval da Anvisa concedido em outubro de 2020. Ele é um equipamento não-invasivo de respiração.

Criado por meio de força-tarefa público-privada entre Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP), Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap), Universidade de Fortaleza (Unifor), Universidade Federal do Ceará (UFC), Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) e Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI Ceará), o equipamento é distribuído pela Sesa a partir da solicitação de gestores das unidades da rede pública de saúde de todo o Ceará.

 

Com informações e fonte: Governo Municipal de Ipu

Fotos: Afrânio Soares

Postagens mais visitadas