Prefeito no Ceará retira cemitério cenográfico de praça pública após embate político


Uma ação da Prefeitura de Mauriti que, para conscientizar moradores sobre os perigos da Covid-19, simulou um cemitério em praça pública, gerou embate político na Câmara Municipal e foi motivo de manifesto por parte de vereadores de oposição, na região do Cariri.


O prefeito, Isaac Júnior (PT), que pediu a retirada da intervenção nesta quarta-feira (17), reconheceu que a medida foi exagerada, mas disse ter conseguido passar o recado.


Na Praça da Matriz, funcionários da Prefeitura separaram um canteiro e cobriram a grama com areia, simulando covas. Em cima de cada uma, uma cruz foi colocada, como se ali estivesse sido enterrada uma pessoa vítima de Covid-19. Uma faixa preta com letras brancas, erguida logo acima da intervenção, dizia: “Covid mata, fique em casa”.


O cemitério cenográfico foi montado na segunda-feira (15) também na entrada do município. E a desmontagem só foi providenciada após repercussão negativa e mobilização na Câmara.


Críticas de vereadores
A gente tem muita dificuldade de conscientizar a população, a medida educacional foi exagerada. Se fosse fazer novamente, não faria. De qualquer maneira, serviu para repercutir”, explica o prefeito Isaac Júnior.


Como argumento para a ação considerada impactante, a Prefeitura diz também que a cidade, por fazer divisa com outros estados, tem movimentação alta e, mesmo com o decreto de distanciamento social, há aglomeração nas zonas rurais e urbanas.


Na Câmara, seis vereadores de oposição - quatro do PDT, DEM e Pros -, assinaram na terça (16) uma carta de manifestação contra o ato.


“Trazemos nossa manifestação contrária à forma como foi utilizada a campanha preventiva, com a utilização da réplica de um cemitério em praça pública, como se termos os espaços sociais e de lazer já cercados já fossem impactantes o suficiente”, diz a nota.


Os parlamentares argumentaram ainda que “o que era para servir como alerta, transformou-se no que a psicologia chama de ‘gatilho’, e que provoca crises de ansiedade e pânico”. O grupo pede ainda que outras formas de conscientização sejam pensadas no Município.
Ainda segundo a Prefeitura, ações como barreiras sanitárias, carros de som na zona rural e campanhas de conscientização continuarão a ser feitas em Mauriti. A cidade conta apenas com um hospital de pequeno porte e, de acordo com a gestão, tem cerca de 100 casos confirmados de Covid-19.


Os dados da Secretaria de Saúde são de que cerca de 2 mil pessoas foram vacinadas no Município, que tem uma população estimada em 48 mil habitantes.


Diário do Nordeste

Postagens mais visitadas