Você está em: CEARA // Notícia de Fagner Freire // 29 de abril de 2021

 


Em Canindé, no Sertão Central, os bombeiros alertam para aumento de aparição de cobras na área urbana. Nos últimos meses, o número de ocorrências relacionadas ao aparecimento destes animais na zona urbana de Canindé aumentou consideravelmente, em relação ao mesmo período de 2020.

Segundo o Tenente Erasmo Costa, do Corpo de Bombeiros de Canindé, a população tem acionado com frequência os profissionais para realizarem o resgate de cobras em residências na sede do município. A maioria dos répteis encontrados nessas ocorrências são da espécie Jiboia Constritora, popularmente conhecida como Cobra de Veado.

A alta temperatura e o desmatamento no habitat natural destes animais fazem com que eles migrem para outros espaços.

O profissional pontua que maior parte dos resgates de cobras na cidade acontecem em casas que acumulam entulhos ou que têm vegetação no seu entorno. Os restos de materiais como madeiras, telhas e tijolos favorecem a proliferação de animais como os ratos e baratas, que são alguns dos alimentos das cobras.

A serpente tipo jiboia não é peçonhenta. Ao capturar uma presa, enrodilha-se em torno dela (constrição) e aperta até causar sua morte por asfixia.

Em 2020, na zona urbana de Canindé foram resgatadas, entre janeiro e abril, 8 cobras. Enquanto que em 2021, no mesmo período, foram resgatadas 17. A maioria das cobras resgatadas foram tipo Jiboia, no entanto, também convivem na região outros tipos, como a cobra coral e a cobra verde, também nominada de cobra de cipó.

 

(CGMais)

Caderno: CEARA
Obs.: Os comentários abaixo postados, não refletem as opiniões do Ipu Notícias
Comentários
0 Comentários

0 comentários

Faça seu Comentário

Todos os comentários são lidos e moderados previamente
São publicados aqueles que respeitam as regras abaixo:

- Seu comentário precisa ter relação com o assunto da matéria
- Não serão aceitos comentários difamatórios
- Em hipótese alguma faça propaganda de outros sites ou blogs

OBS.: Comentários dos leitores não refletem as opiniões do IN

2010 - Portal Ipu Notícias . Todos os Direitos Reservado. - Desenvolvido por Fagner Freire