Bombeiros resgatam cobra jararaca, em Sobral/CE

 


Primeiramente, os Bombeiros Militares (1ªCia/3ºBBM – Quartel de Sobral/CE) por volta das 10 horas e 30 minutos da manhã desta quinta-feira (01) foram acionados pela Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança de Sobral (CIOPS – Sobral) para atender uma ocorrência de resgate de animal (cobra jararaca). Imediatamente a guarnição se deslocou até o Distrito do Jordão, em Sobral/CE.

Reconhecimento e Resgate

Logo depois de chegar no local, a Guarnição se deparou com o animal da espécie Bothrops Jararaca, estava em uma árvore frutífera (acerola) no Sítio Mãe Rainha, situado no Distrito de Jordão, na Serra do Rosário.

De acordo com o Subtenente Nixon, "para o resgate foi utilizada uma pinça para resgate e manejo de répteis, cobras e serpentes, também conhecida como pincão herpetológico ou snake tong, é uma ferramenta fabricada em alumínio e aço inoxidável de alta resistência", destacou o comandante do socorro.

Igualmente, após o resgate, o animal foi conduzido e libertado em seu habitat natural na Área de Proteção Ambiental Serra da Meruoca, sob a gestão do Instituto Chico Mendes  de Conservação da Biodiversidade (ICMBIO).

Prevenção

Prevenir é o conjunto de medidas ou preparação antecipada de (algo) que visa prevenir (um mal). Por prevenção, sempre devemos nos manter distantes de animais silvestres, pois dependendo da situação, estes podem ser agressivos, levando a perigo de ataque. Normalmente, este comportamento se dá quando se sentem ameaçados.

No entanto, neste caso específico, as jararacas são responsáveis por mais de 85% dos acidentes com cobra peçonhenta no Brasil. Ao todo são 20 espécies pertencentes a esse gênero, e elas normalmente vivem em regiões com mata.

 

 (CBMCE)

 

Postagens mais visitadas