Campanha de vacinação contra influenza será iniciada em Ipu

 


A Secretaria Municipal de Saúde de Ipu, iniciou nesta quinta-feira (15/04) a 23ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza. Nesse primeiro momento serão vacinados crianças de 6 meses a 5 anos, gestantes, puérperas e profissionais de saúde. 

A vacinação contra a influenza pode prevenir o surgimento de complicações decorrentes da doença, óbitos e suas consequências sobre os serviços de saúde, além de minimizar a carga da doença, reduzindo sintomas que podem ser confundidos com os da Covid-19. 

De acordo com a Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa-CE), as prioridades representam 1.082.438 cearenses. O estado recebeu do Ministério da Saúde doses referentes a 29% (313.600) da meta da 1ª fase. As outras doses serão enviadas posteriormente. A meta da vacinação contra os vírus influenza é de 90% do público-alvo imunizado.

Em um cenário de saturação dos serviços de saúde, em razão do aumento no número de casos de Covid-19, a vacinação contra a influenza assume particular relevância para proteger populações vulneráveis em risco de desenvolver formas graves da doença e reduzir o impacto das complicações respiratórias atribuídas à influenza na população, aliviando a sobrecarga no sistema de saúde durante a pandemia pela covid-19. 

Vacina da Covid ou da Gripe?

A campanha de vacinação contra a gripe coincide com a imunização contra a Covid-19. O Ministério da Saúde não recomenda a aplicação das duas vacinas simultaneamente, devido à falta de estudos sobre a coadministração dos imunizantes, e a orientação é priorizar a vacinação contra o novo coronavírus.

O governo federal recomenda que as pessoas que fazem parte do grupo prioritário tomem primeiro a vacina contra a Covid-19 e depois a vacina contra a gripe, respeitando um intervalo mínimo de 14 dias entre elas.

 

Postagens mais visitadas