Contêiner com cachorros mortos é encontrado em rua da Grande Fortaleza e caso é investigado pela polícia

 


Um contêiner com diversos cachorros mortos foi visto em uma rua do Bairro Alto Alegre 2, no município de Maracanaú, na Região Metropolitana de Fortaleza. O caso aconteceu nesta sexta-feira (23) e está sendo investigado pela Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA), que apura o crime ambiental com o objetivo de identificar as causas das mortes dos animais e os responsáveis pelo fato.

Imagens gravadas por testemunhas mostram os corpos dos cães jogados no reservatório, em meio a um líquido de cor escura.

A Braslimp, empresa responsável pelo contêiner onde os animais estavam, nega que o contentor foi abandonado no local, afirma que a carga foi recolhida no Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Fortaleza e estava sendo transportada para a destinação, quando houve uma parada durante a rota.

"Aquele contêiner estava naquele local porque nossos motoristas seguem uma rota e o nosso motorista baixou aquele contêiner enquanto recolhia o material de outro cliente que fica na região. Todas as nossas operações são rastreadas e o GPS mostrou que o contêiner ficou no local apenas por cerca de seis minutos, não mais que isso", disse.

Ainda segundo a empresa especializada no gerenciamento de resíduos, o material recolhido do Centro de Zoonoses foi descartado no Aterro Sanitário Municipal Oeste de Caucaia (Asmoc).

O G1 entrou em contato com o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Fortaleza para saber em que condições os animais morreram e como ocorre o descarte dos corpos, mas as ligações não foram atendidas. Também foi solicitada nota à Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos (SCSP) de Fortaleza, porém não houve resposta até a publicação desta matéria.

Confira a nota completa da empresa Braslimp

A Braslimp também tomou conhecimento pelas redes sociais e foi apurar as circunstâncias do ocorrido, para entender o caso e dar o retorno devido a você e à sociedade. Em seus 34 anos de trajetória no mercado, a Braslimp sempre primou por seguir todas as normas ambientais aplicáveis ao gerenciamento de resíduos de grandes geradores públicos e privados, razão pela qual temos todo o interesse no esclarecimento do assunto o mais rapidamente possível. Entre outras atividades, a Braslimp é responsável contratualmente junto à Prefeitura de Fortaleza pelo recolhimento e transporte de animais já mortos e que se encontram no Centro de Zoonoses, de modo a dar a devida destinação. Em relação ao contêiner do referido vídeo, a empresa informa que este se encontrava em processo de transporte para a sua destinação final no aterro sanitário e foi colocado temporariamente na calçada enquanto um carregamento distinto e em outro contêiner era realizado na área interna de uma empresa localizada em frente, tendo ficado neste espaço externo por um período de seis minutos, conforme constatado no sistema de monitoramento eletrônico do caminhão. Acreditamos que o vídeo tenha sido gravado por transeuntes nesse intervalo de tempo. Reiteramos que a Braslimp segue todos os protocolos legais e sanitários para o descarte correto de animais mortos de pequeno porte, sendo certificada e licenciada pelos órgãos ambientais e de saúde nas esferas municipal, estadual e federal. A empresa tranquiliza a população a respeito dos procedimentos utilizados e ressalta, por fim, que está sempre à disposição da imprensa e das autoridades para esclarecimentos que se façam necessários.

 

(G1/CE) 

Postagens mais visitadas