Familiares de idosa internada com fratura denunciam que hospital queria transferir paciente para ala Covid em Fortaleza

 


Familiares de uma idosa de 85 anos que estava internada no Hospital Instituto Dr. José Frota (IJF), em Fortaleza, após sofrer uma fratura no braço, denunciam que a unidade iria transferir a paciente para a ala de Covid-19 do hospital, mesmo a idosa tendo testado negativo para a doença. A mulher estava internada desde o último dia 6 de abril, quando levou uma queda no banheiro e sofreu a fratura.

Em nota, o IJF esclareceu que, desde junho do ano passado, todos os pacientes internados por traumas, intoxicações agudas, queimaduras e demais lesões são submetidos ao teste de Covid-19, e que a medida tem como objetivo conter os riscos de infecção intra-hospitalar. "Enquanto aguardam o resultado do exame, os pacientes com sintomas gripais, como tosse e febre, são acolhidos na Unidade de Prevenção de Gotículas, distinta das Unidades Especiais Covid-19 no IJF 2 e das demais enfermarias", afirmou.

Conforme o hospital, apesar de ter explicado a situação, familiares da idosa teriam se recusado a cumprir o protocolo interno de prevenção e decidiram sair do hospital com a paciente. "O IJF reforça que o atendimento à idosa segue disponível na forma ambulatorial, com o cumprimento de todos os protocolos de segurança aos pacientes e profissionais da instituição."

Segundo familiares, após a queda, a idosa foi levada ao IJF, onde foi constatada a necessidade de uma cirurgia para corrigir a fratura. Familiares relatam ter conseguido a internação da idosa de maneira rápida e que, ao ser recebida na unidade hospitalar, foi submetida a um teste de Covid-19, que posteriormente, deu negativo. O hospital informou que o procedimento era de praxe com todos os pacientes que chegaram à unidade.

Alergia

Familiares contam que pediram para que o teste fosse realizado antes da transferência dela para a ala de pacientes com Covid-19, para que não houvesse perigo de contaminação, caso o resultado desse negativo.

Ainda segundo familiares, a idosa tem problema de tosse alérgica e a ala em que ela estava internada não era climatizada e não tinha ventilador. Por conta disso, a tosse teria piorado. A cirurgia da idosa estaria marcada para acontecer na segunda-feira (12), mas por falta de insumos acabou sendo cancelada. Por conta da tosse, o hospital teria decidido fazer um novo exame de covid na paciente, mas que antes iria transferir a idosa para a ala Covid e, depois que ela já estivesse lá, seria testada.

O hospital teria negado e, devido à insistência para a transferência, familiares decidiram tirá-la da unidade e pagaram exames em uma clínica particular. O resultado deu negativo e ela foi internada para prosseguir com o tratamento no braço no Hospital Frotinha da Parangaba, em Fortaleza. 

 

 

(G1/CE)

Postagens mais visitadas