Você está em: CEARA // Notícia de Fagner Freire // 30 de abril de 2021

 


Pelo menos 13 cidades do Ceará, incluindo Fortaleza, estão sem estoque suficiente da vacina CoronaVac para realizar a aplicação da segunda dose do imunizante contra a Covid-19. O Ministério Público do Ceará (MPCE) apontou nove cidades nessa situação. Além delas, outras três foram confirmadas em levantamento do G1. (veja lista abaixo)

  • Fortaleza
  • Groaíras
  • Tianguá
  • Barbalha
  • Horizonte
  • Farias Brito
  • Moraújo
  • Icapuí
  • Irauçuba
  • Itatira
  • Reriutaba
  • Sobral
  • Várzea Alegre

O Ceará recebeu nesta quinta-feira (29) o 16º lote de vacinas contra a Covid-19, contudo de acordo com a Secretaria da Saúde de Fortaleza (SMS) as novas doses ainda não serão suficientes para atender a todos os idosos que têm previsão de tomar a segunda dose da CoronaVac nos próximos dias. Dos imunizantes recebidos, apenas 3.800 são de CoronaVac.

O déficit de CoronaVac em todo o Ceará pode chegar a quase 50 mil vacinas. Somente Fortaleza precisa imunizar ainda 38 mil pessoas com essa vacina. Nos municípios do interior, a soma gira em torno de 9 mil imunizantes necessários.

Em Sobral, faltam 6.244 doses, conforme o Ministério Público. Em Irauçuba, há a necessidade urgente de 1.510 doses. Várzea Alegre, conforme a prefeitura do município, afirma que está com estoque zerado para segunda dose na faixa etária entre 60 e 79 anos de idade. Para aqueles acima de 75 anos, ainda faltam 128 doses.

Nesta quinta-feira (29), o MPCE expediu junto ao Ministério Público Federal (MPF) e Ministério Público do Trabalho, (MPT) uma recomendação ao Estado do Ceará e ao Município de Fortaleza "para que adotem todas as medidas extrajudiciais e judiciais necessárias para garantir a aplicação da segunda dose da vacina. Também foram feitas recomendações no interior".

Fortaleza

A secretária municipal da Saúde de Fortaleza, Ana Estela Leite, afirmou que a capital cearense interrompe nesta sexta-feira (30) a vacinação com CoronaVac nas doses 1 e 2. Com isso, a vacinação na capital cearense nesta sexta-feira (30) ocorrerá apenas com imunizantes da AstraZeneca.

Secretaria solicita que compareça aos locais de vacinação apenas idosos com agendamento marcado. Dessa forma, idosos que precisam tomar a segunda dose, mas não foram agendados, não devem ir aos locais de vacinação.

Apesar de a chegada de mais imunizantes nesta quinta, Ana Estela explicou que a quantidade de CoronaVac que será recebida é insuficiente para atender a demanda da capital cearense, que só de hoje para amanhã precisa de 38 mil doses para atender o público.

“Os municípios têm seguido todas as orientações do Ministério da Saúde, recomendações, mas em 21 de março o Ministério autorizou que uma remessa destinada à dose 2 de CoronaVac pudesse ser utilizada para a dose 1, com a garantia de que seria reposto no prazo necessário para aplicar a segunda dose, em 28 dias. Para Fortaleza, esse número de doses da CoronaVac que foram utilizadas D2 como D1 por orientação do Ministério da Saúde, representa um número de 40 mil doses que não foi reposto e está impactando na D2 que nós estamos finalizando”, explica.

Em relação à eficácia da vacina se aplicada fora do prazo estipulado para a segunda dose, no caso da CoronaVac são de 28 dias, o Ministério da Saúde afirma que não há prejuízo no processo de imunização, porém, Ana Estela disse que isso ainda é "incerto".

"Tudo em relação à pandemia, a enfrentamento, a casos, como também a vacina é muito novo e muito incerto. O Ministério da Saúde ele diz que não haverá prejuízo no processo de imunização. Haja vista que com a primeira dose o organismo produz anticorpos, produz as defesas e a segunda dose ela vem como um reforço. Então existe essa fala de que não haveria prejuízo, mas realmente é incerto, não podemos afirmar, porque as vacinas nós começamos a utilizá-las este ano", ressalta.

Somente com as duas doses dos imunizantes a pessoa pode garantir a imunidade contra o novo coronavírus. 

 

 (G1/CE)

 

Caderno: CEARA
Obs.: Os comentários abaixo postados, não refletem as opiniões do Ipu Notícias
Comentários
0 Comentários

0 comentários

Faça seu Comentário

Todos os comentários são lidos e moderados previamente
São publicados aqueles que respeitam as regras abaixo:

- Seu comentário precisa ter relação com o assunto da matéria
- Não serão aceitos comentários difamatórios
- Em hipótese alguma faça propaganda de outros sites ou blogs

OBS.: Comentários dos leitores não refletem as opiniões do IN

2010 - Portal Ipu Notícias . Todos os Direitos Reservado. - Desenvolvido por Fagner Freire