A seringa usada pela técnica de enfermagem afastada após não aplicar corretamente a segunda dose da vacina contra Covid-19 em um idoso de 87 anos, na manhã de quarta-feira (31), em Itatiba (SP), foi encontrada ainda com o imunizante no lixo. A funcionária alegou à prefeitura que o vídeo gravado havia sido editado.
Nas imagens que circulam nas redes sociais é possível ver que a profissional estava com a seringa, quando coloca a agulha no braço do idoso, mas não injeta o imunizante e finaliza como se tivesse vacinado (veja abaixo).
De acordo com o boletim de ocorrência, a família do idoso procurou a unidade de saúde e mostrou o registro. A funcionária que aparece nas imagens foi chamada e "parecia calma", segundo o relato do secretário de Saúde, Renan Dias Irabi, à Polícia Civil.
Depois de vacinar o paciente, a equipe decidiu fazer uma busca em uma caixa de materiais de descarte e encontrou a seringa ainda cheia com o líquido.
A enfermeira responsável pelo setor afirmou, segundo o boletim de ocorrência, que não acreditava em ma-fé em desviar o imunizante por conta da destinação da seringa ainda com CoronaVac no lixo.
"Chamamos este senhor novamente e ele recebeu o imunizante da forma adequada feita por outro servidor. Também imediatamente afastamos esta funcionária até que a gente possa apurar todos os fatos. Tenho certeza que esse fato isolado não vai comprometer toda a campanha de sucesso que tem sido a imunização contra a Covid no município de Itatiba", ressaltou o secretário.
O G1 apurou que o caso foi registrado como infração de medida sanitária preventiva com o crime de peculato. Um inquérito policial foi instaurado e serão realizadas oitivas. Também houve a apreensão do vídeo e a seringa.
"Até que se esclareça o ocorrido, ela permanece afastada de suas funções. A Secretaria de Saúde esclarece ainda que a funcionária não participou de outras ações vacinais, como os 'Vacinaços' promovidos nos últimos dois finais de semana, que vacinaram milhares de cidadãos", informou a prefeitura em nota.
Em Salto (SP), uma enfermeira aplicou vacina contra a Covid-19 em um idoso de 80 anos após perceber que a seringa estava vazia na primeira tentativa no mês de fevereiro.
O caso foi registrado durante vacinação por drive-thru em 9 de fevereiro. Em nota, a prefeitura afirmou que foi um problema ocasional e que não há golpe na vacinação municipal.
Ao G1, o filho do idoso contou que foi levar os pais para se vacinarem no Centro de Referência de Assistência Social do Jardim Saltense. A mãe foi a primeira imunizada e depois o pai, Alberto Martinho, que é cadeirante.
"Minha mãe foi vacinada primeiro e, depois, a enfermeira pediu se tinha como tirar ela do carro porque, segundo o protocolo, a vacina precisa ser aplicada no braço direito. Então, primeiro ela aplicou na minha mãe. Depois tirei minha mãe do carro e ela entrou pra aplicar a dose do meu pai, que é cadeirante", afirmou Edson Martinho.
Contudo, durante a aplicação, a profissional percebeu que não havia injetado a dose do imunizante. Como o filho filmava o pai sendo vacinado, ele conseguiu registrar o momento em que a enfermeira constata o erro (veja vídeo abaixo).
"Na hora, foi ela que falou. Ela tirou a agulha, olhou por um tempo e logo em seguida já pediu desculpas. Disse que ia aplicar outra. Não sei se eu estar filmando influenciou em algo. Mas nos disseram que realmente foi um equívoco ali na hora", disse.
Ainda de acordo com Edson, a família entrou em contato com a Secretaria de Saúde e foi informada que foi um equívoco mesmo e que a enfermeira é uma profissional competente. "Fica o alerta para as pessoas ficarem atentas", ressaltou.
(G1)