Veja o que está mantido e o que muda no novo decreto de isolamento no Ceará


No início da noite deste sábado, 17, o Governo do Ceará publicou o decreto que prorroga a flexibilização das restrições contra a Covid-19 no Estado, iniciadas na última segunda-feira, 12. O novo decreto mantém as mesmas recomendações do anterior, com exceção das atividades físicas individuais em espaços públicos, que passam a ser liberadas.

O decreto anunciado terá vigência de sete dias, tendo duração até o próximo dia 25 de abril. O sistema de lockdown segue valendo durante os fins de semana e a retomada gradual de setores econômicos e comportamentais, como escolas, igrejas e restaurantes, está mantida.

Em uma live realizada ainda no início da tarde deste sábado, 17, o governador Camilo Santana anunciou que a equipe responsável por analisar a situação pandêmica do Ceará optou por manter as medidas por mais uma semana, para que uma análise mais completa do quadro possa ser feita.

"A decisão do comitê é de manter o decreto pelos próximos sete dias para poder completar o ciclo epidemiológico, que é de 14 dias. Para avaliar com mais segurança, até porque há uma pressão muito alta na demanda assistencial do estado do Ceará, e há preocupação nossa de garantir o atendimento, para que ninguém fique sem. Vamos aguardar essa próxima semana para analisar o ciclo epidemiológico, para uma observação mais criteriosa", explicou Camilo.

Segundo a análise do secretário da Saúde, Carlos Roberto Martins Rodrigues Sobrinho, o Dr. Cabeto, os números da pandemia apresentam tendência de queda, apesar do quadro ainda ser preocupante.

Em um gráfico apresentado por Cabeto, os índices de atendimentos nas Unidades de Pronto Atendimento (Upas) apresentaram redução no mês de abril. A projeção feita pelo governo estadual aponta que a procura das Upas deve ser menor neste mês em relação ao mês de março.

Mesmo em tendência de queda, o número de testes que apresentam resultado positivo no Ceará é de 43%, taxa considerada elevada pelo secretário, apesar da diminuição em um comparativo com semanas anteriores.

 (O Povo)

Postagens mais visitadas