Corpo de Bombeiros do Ceará resgata jacaretinga de dois metros em Caucaia

 


Corpo de Bombeiros do Ceará resgata jacaretinga de dois metros em Caucaia. A 3ª Companhia do 2º Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) realizou, na tarde dessa segunda-feira (24), o resgate de um jacaretinga de dois metros de comprimento. O animal estava no quintal de uma residência, no quilometro 16, da BR 116, no Genipabu, em Caucaia, na Área Integrada de Segurança 11 (AIS 11) do Estado.

Os bombeiros militares foram acionados para a ocorrência, e no local, encontraram o jacaretinga já imobilizado por meio de cordas, em seus membros e na mandibula no quintal de uma residçencia, no Genipabu, em Caucaia. O animal foi imobilizado por populares. Para o resgate foi utilizado um cambão para capturar o animal e não causar nenhum ferimento a ele.

De acordo com o Subtenente Izaias, ” o laço tipo cambão é confeccionado em alumínio de alta resistência com cabo em aço encapado medindo 150 cm de comprimento e com dispositivo de travamento e soltura do laço rápido, utilizado para captura e imobilização de pequenos animais”, definiu o comandante da guarnição de salvamento 4.

O jacaretinga

O animal resgatado é um jacaretinga cujo nome científico é Caiman Crocodilus, encontrado no Ceará nas cidades de: Caucaia, Crateús e Trairi. O animal estava saudável e foi recolhido para uma região de mata fechada da localidade mas próxima a água e compatível com seu habitat natural.

O jacaretinga também é conhecido como jacaré-de-óculos, é um réptil carnivoro que habita diferentes rios e lagos. No Brasi, recebeu o nome de jacaretinga por causa de seu dorso branco, pois tinga significa “branco”, em língua tupi. Os machos chegam a medir entre 1,8 e 2,5 metros de comprimento e as fêmeas, 1,4 metros. Alimentam-se de diferentes espécies de animais: crustáceos, peixes, anfíbios, répteis, aves e pequenos mamíferos.

Prevenção

Primeiramente, mantenha-se sempre distante de animais silvestres. Caso necessário acionar o Corpo de Bombeiros por meio do número 193, a ligação é gratuita e funciona 24 horas por dia, inclusive nos finais de semana e feriados.

O Corpo de Bombeiros orienta que em casos como esse, a população, ao se deparar com animais silvestres, deve acionar imediatamente o número 193, para que a captura do animal ocorra de maneira segura e sua destinação seja adequada.

Os animais são protegidos pela Lei nº 9.605/1998, e Lei 1.095/2019.(CBMCE)

 

Postagens mais visitadas