Corpo de Bombeiros resgata operário que caiu em buraco de obra, em Aquiraz

 


Corpo de Bombeiros resgata operário que caiu em buraco de obra, em Aquiraz, na Área Integrada de Segurança 13 (AIS 13). O acidente ocorreu no canteiro de uma obra de construção, na tarde desta quarta-feira (26), no Distrito de Patacas, na CE 040, na altura do quilômetro 35.

De acordo com o Subtenente Gonçalves, ” um dos funcionários da obra caiu em um buraco que estava sendo cavado, na queda, o operário se machucou e não conseguiu voltar a superfície por sentir fortes dores na região da cervical “, relatou o comandante do socorro.

Para o resgate foram acionados dois socorros, um de busca e salvamento (salvamento 2) e o outro de atendimento pré-hospitalar (alfa 1). Imediatamente foi orientado que a vítima deveria permanecer imóvel, considerando que acidentes com este perfil podem ensejar suspeita de lesão na coluna, por isso, a vítima deve permanecer imóvel até a chegada de socorro especializado, que saberá conduzir as manobras necessárias, com equipamentos próprios para o transporte com segurança (prancha, colar cervical, entre outros).

Por prevenção, também foi solicitado que o local fosse isolado e não houvesse qualquer movimentação em seu entorno até a chegada do socorro, para evitar queda de barreira e soterramento. O buraco cavado seria um poço e estava com profundidade de cerca de 2 metros.

A cervical

Igualmente, lembramos que a cervical é mais suscetível à gravidade, devido a sua mobilidade e possibilidade de atingimento do sistema nervoso e rompimento da medula. Importante lembrar que ela vai da região do pescoço ao final das costas, sendo protegida pela coluna vertebral, que fornece suporte para o tronco. Há ainda os discos vertebrais em sua extensão, que atuam como amortecedores ao caminhar, correr ou saltar. Os acidentes podem lesar parcial ou completamente a medula, com diferentes níveis de paralisia. A lesão é completa quando não cessa o movimento voluntário abaixo do nível da área lesionada. Já a lesão incompleta ocorre quando há algum movimento voluntário ou sensação abaixo do nível da lesão.

A vítima foi imobilizada em uma prancha longa e esta em uma maca de resgate, como também foi colocado um colar cervical e foi orientada e posteriormente içada para fora do buraco. A amarração foi feita pelos bombeiros que utilizaram cordas e mosquetão, assim como orientaram o operador da máquina como proceder.

Em síntese, a finalidade principal e específica do colar cervical é proteger a coluna cervical de compressão. Quando instalado de forma eficiente ele se apoia sobre o peito, a coluna torácica posterior, a clavícula e o músculo trapézio. A cabeça fica imobilizada sob o ângulo da mandíbula e na região occipital do crânio.

De acordo com o Subtenente Joselito, ” a vítima após o resgate foi conduzida pelo SAMU para um hospital de traumas, em Fortaleza. A vítima estava consciente, orientada e sem lesões aparente “, declarou o socorrísta da alfa 1 do Batalhão de Socorro de Urgência (BSU).

 

 

(CBMCE)

 

 

Postagens mais visitadas