Você está em: CEARA // Notícia de Anselmo // 31 de maio de 2021




O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) retoma, nesta terça-feira (1º), a prova de vida anual que estava suspensa desde o ano passado por causa da crise sanitária. Os aposentados, pensionistas e detentores de auxílios precisam provar que estão vivos para continuar a receber o benefício.
 
A prova de vida é feita por meio virtual (biometria facial), com acesso aos aplicativos Meu INSS e Meu gov.br, ou nas agências bancárias onde os beneficiários recebem o dinheiro. Em todo o País, são, pelo menos, 11 milhões de beneficiários chamados para a atualização de cadastro. O INSS não forneceu o número de pessoas que, por exemplo, devem fazer a prova de vida no Ceará.


Segundo o INSS, os segurados que deixaram de fazer a comprovação de vida antes de março de 2020 serão os primeiros a ter o benefício bloqueado caso não atualizem os dados cadastrais. Com a retomada da prova de vida em junho, a atualização de dados é exigida para quem faz esse procedimento nos meses de março e abril. 

 O INSS tem alertado que o órgão não telefona para os segurados pedindo foto da face pelo celular, nem dados dos pessoais, como identidade, CPF, número de benefício para realização da prova de vida. O alerta foi feito após surgirem denúncias de que criminosos estavam entrando em contato com aposentados e pensionistas com a justificativa de marcar ou agilizar a prova de vida por biometria facial. A ligação, no entanto, era uma tentativa de obtenção de informações pessoais dos segurados para possíveis golpes.


Os beneficiários que tiverem dúvidas sobre a atualização cadastral podem acessar o site gov.br/inss/ para obter mais informações, tutorial e a um vídeo que explicam o passo a passo de como fazer a prova de vida pelo celular. Há, ainda, outro canal de informação: é possível contar com o atendimento pela Central 135, que funciona de segunda a sábado, das 7 horas da manhã às 10 horas da noite.



Ceará Agora

Caderno: CEARA
Obs.: Os comentários abaixo postados, não refletem as opiniões do Ipu Notícias
Comentários
0 Comentários

0 comentários

Faça seu Comentário

Todos os comentários são lidos e moderados previamente
São publicados aqueles que respeitam as regras abaixo:

- Seu comentário precisa ter relação com o assunto da matéria
- Não serão aceitos comentários difamatórios
- Em hipótese alguma faça propaganda de outros sites ou blogs

OBS.: Comentários dos leitores não refletem as opiniões do IN

2010 - Portal Ipu Notícias . Todos os Direitos Reservado. - Desenvolvido por Fagner Freire