Ministério diz que Brasil tem 7 casos da variante indiana confirmados e 3 suspeitos são monitorados



O Ministério da Saúde informou na noite desta quarta-feira (26) que o Brasil tem sete casos confirmados da variante indiana do novo coronavírus, a chamada B.1.617. São seis casos em São Luiz, no Maranhão, e um em Campos dos Goytacazes, no Rio de Janeiro.

 
Além disso, segundo a pasta, outros três casos suspeitos são monitorados, em Minas Gerais e no Pará, e aguardam a conclusão de sequenciamento genético. "Os casos no DF e CE foram descartados para a nova variante", informou o Ministério ao G1. O caso que o Ministério associa a Campos dos Goytacazes é o do viajante que chegou da Índia ao Aeroporto de Cumbica, em Guarulhos, e foi diagnosticado nesta quarta com a variante indiana do coronavírus.

 
A variante já foi oficialmente detectada em 49 países e 4 territórios, segundo relatório da Organização Mundial de Saúde (OMS) publicado nesta quarta. De acordo com o documento da OMS, a B.1.617 é mais contagiosa em uma comparação inicial com a variante britânica, mas ainda é investigado se ela está relacionada a quadros mais graves de Covid-19 e se ela aumenta o risco de reinfecção.


Trajetória da variante
A variante indiana foi registrada pela primeira vez na Índia em outubro do ano passado. Com a explosão de casos no país e sua disseminação no Reino Unido, ela passou a preocupar o mundo. Isso ocorreu, segundo os infectologistas, porque provavelmente a variante se tornou mais transmissível após mutações sofridas desde a sua descoberta.


Apesar de ter sido notada no ano passado, foi somente em 10 de maio que a Organização Mundial da Saúde (OMS) classificou a variante B.1.617 como "preocupação global". "Existe alguma informação disponível que indica uma transmissibilidade acentuada", disse a líder técnica da OMS, Maria van Kerkovh, durante anúncio. Essa variante possui três versões identificadas até o momento: B.1.617.1, B.1.617.2 e B.1.617.3. Todas foram descobertas primeiramente na Índia.


Portal G1

Postagens mais visitadas