Você está em: CEARA // Notícia de Fagner Freire // 31 de maio de 2021

 


O novo decreto publicado pelo Governo do Ceará, na noite do último sábado (29), permite celebrações religiosas presenciais com 35% da capacidade nas regiões de saúde de Fortaleza, Sobral, Litoral Leste/Jaguaribe e Sertão Central. Desde o início de maio, a permissão era para até 25% da capacidade.

A região do Cariri segue com restrições porque, embora tenha havido uma redução da taxa de transmissão do vírus, aumentou a demanda de Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e de leitos de UTI e Enfermaria.

Segundo o decreto, as instituições religiosas devem respeitar as regras estabelecidas em protocolos sanitários. Contudo, também mantém "a recomendação para que as celebrações permaneçam sendo realizadas exclusivamente da forma virtual".

Os templos também poderão promover celebrações presenciais até 21h, de segunda a domingo.

Para o pastor Danilson Castro, da Assembleia de Deus do Montese, a alegria de poder receber mais pessoas no templo se divide com a responsabilidade de manter os protocolos sanitários contra a Covid-19.

Tudo que é orientação estamos cumprindo: máscara, distanciamento, álcool em gel. Também aproveitamos os momentos de preleção para orientar a comunidade sobre os cuidados"

O pastor afirma que a pandemia tem trazido medo e sofrimento para muitas pessoas, mas que "estar conectado espiritualmente, enquanto ente em Deus, faz com que a pessoa consiga sobreviver melhor a esses tempos".

Retorno esperado

Lídia Braga, analista de departamento pessoal, considera "gratificante" poder retornar aos cultos presenciais. "Passamos mais de um ano longe, e as pessoas estão mais necessitadas de encontro, mesmo sem contato. Só em estar no local é muito importante para todo mundo", percebe.

Fiéis da Igreja Católica também aprovam o retorno presencial. Uma delas, Laís Diniz, comemora a volta ao Santuário de Fátima, uma das principais igrejas de Fortaleza, onde são realizadas cinco missas apenas no domingo.

 

 

(Diário do Nordeste)

 

Caderno: CEARA
Obs.: Os comentários abaixo postados, não refletem as opiniões do Ipu Notícias
Comentários
0 Comentários

0 comentários

Faça seu Comentário

Todos os comentários são lidos e moderados previamente
São publicados aqueles que respeitam as regras abaixo:

- Seu comentário precisa ter relação com o assunto da matéria
- Não serão aceitos comentários difamatórios
- Em hipótese alguma faça propaganda de outros sites ou blogs

OBS.: Comentários dos leitores não refletem as opiniões do IN

2010 - Portal Ipu Notícias . Todos os Direitos Reservado. - Desenvolvido por Fagner Freire