Sobral recebe 1.386 doses da vacina Pfizer contra a Covid-19

 


O município de Sobral, no interior do Ceará, recebeu nesta quarta-feira (26) 1.386 doses da vacina Pfizer contra a Covid-19. Este é o primeiro lote do imunizante que chega ao município. Na segunda-feira (24) o imunizante da Pfizer foi distribuído as cidades de Aquiraz, Eusébio e Horizonte, na Região Metropolitana de Fortaleza.

Assim como nos demais locais que já receberam a vacina da Pfizer, as doses em Sobral serão usadas na vacinação de grávidas, puérperas e pessoas que possuem comorbidades. A vacinação desse público com o imunizante começa na tarde desta quarta-feira, na Escola de Saúde Pública.

Segundo a prefeitura, as Unidades Básicas dos distritos organizarão transporte para sede. São necessárias duas doses, aplicadas em um intervalo de três meses, para garantir a imunização contra o novo coronavírus.

Desde o início da campanha de vacinação até a manhã desta quarta-feira, Sobral tem 57.932 pessoas vacinadas contra a Covid-19. Destas, 23.018 pessoas receberam as duas as doses e completaram o calendário de imunização.

Um novo lote com 24.570 doses da vacina Pfizer deve chegar ao Ceará na noite de hoje. Com voo previsto para desembarcar no aeroporto de Fortaleza às 22h. Durante a madrugada, 231.500 mil doses da vacina da AstraZeneca chegaram ao Estado.

Distribuição das vacinas da Pfizer

O armazenamento das vacinas da Pfizer exigem temperaturas baixíssimas, para a preservação do imunobiológico. Por questões de logística e de transporte, os municípios que demonstraram interesse, assim como os quatro já citados receberam visita técnica da equipe da Central Estadual de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos (Ceadim)/Célula de Imunização (Cemun) para verificar as condições de armazenamento e transporte locais.

O estado do Ceará distribuiu nesta segunda-feira (24) doses da vacina Pfizer contra a Covid-19 para os municípios de Aquiraz, Eusébio e Horizonte, na Região Metropolitana de Fortaleza. A informação foi divulgada na tarde desta terça-feira (25) pela Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa).

As primeiras distribuições da vacina enviada pelo Ministério da Saúde foram destinadas inicialmente às capitais dos estados.

O envio da vacina para o interior vai ocorrer de forma gradativa entre os municípios, seguindo critérios estabelecidos para a finalidade. Após a última distribuição realizada ao município de Fortaleza, o estado iniciou a ampliação utilizando o saldo remanescente para atender aos municípios elegíveis a receber a vacina.

O transporte para os municípios fora da Região Metropolitana de Fortaleza é feito por aeronaves do estado, nas rotas de distribuição já consolidadas desde o início da vacinação.

Atualmente, 26 cidades manifestaram interesse e se encontram elegíveis a receber as doses segundo pactuação em Comissão Intergestores Bipartite (CIB – 55/2021). Os municípios de Caucaia, Canindé, Crateús, Itaitinga, Icó, Quixadá e Tauá ainda precisam de adequação de estrutura e logística.

Grupos prioritários

As doses da Pfizer nas cidades do interior devem ser destinadas aos grupos prioritários de gestantes e puérperas. O estado do Ceará amplia o número de municípios aptos a fazer a vacinação, seguindo os critérios de armazenamento e distribuição. Toda a logística é executada pela Ceadim. Os municípios elegíveis receberam treinamento para estarem aptos a executar manuseio, transporte e aplicação do imunizante.

Com a perspectiva de chegada breve de novas remessas de vacina da Pfizer, o intuito do estado é ampliar o número de municípios beneficiados. 

 

(G1/CE)

Postagens mais visitadas