BPMA da PMCE apreende espingardas e material sem licença ambiental e resgata animais silvestres em Caucaia-CE

 


Em uma operação ambiental por meio do Batalhão de Polícia de Meio Ambiente (BPMA), da Polícia Militar do Ceará (PMCE), foi preso em flagrante Gilberto Paiva de Sousa (52) com duas espingardas, munições, maços de cigarros, fogos de artifício, sacas de carvão um animal silvestre abatido e botijões de gás, tudo sem a devida licença do órgão responsável. Com ele, ainda foram encontrados quatro animais silvestres mantidos em cativeiro sem autorização. O fato aconteceu na manhã de ontem, 17, em Caucaia-CE, na Região Metropolitana de Fortaleza.

A ação ambiental ocorreu por volta das 08h, enquanto patrulhavam pela localidade de Caraussanga, estrada do Minguaú, zona rural de Caucaia. A composição do BPMA avistou 24 sacos de carvões armazenados em um estabelecimento comercial e um periquito do sertão, um galo de Campina, um golinha, um bigodeiro, todos em cativeiro sem a devida autorização. Diante disso, os policiais militares mantiveram contato com o responsável.

Ao ser indagado sobre as licenças ambientais para tais atividades, o proprietário informou não as possuir e que produzia o carvão em sua propriedade para vender. Considerando os crimes já existentes, foi realizada uma vistoria no local, onde foram localizados dois maços de cigarros internacionais, uma caixa de fogos de artifício, 19 fogos do tipo “treme-terra” e três botijões de gás, tudo para venda e, atividades essas, as quais exigem regulamentações específicas.

Ainda, os agentes perceberam que no local havia uma capa de espingarda e, ao questionar sobre o fato, ele negou a existência de armas de fogo. Entretanto, durante as diligências, duas espingardas, sendo uma de calibre 20 e a outra 5.5, três munições intactas e uma deflagrada, um simulacro de arma de fogo, um tamanduá abatido espingardas, munições e um animal silvestre abatido foram encontrados na residência.

Diante dos fatos, todo o material apreendido e o homem foram apresentados na Delegacia Metropolitana de Caucaia (DMC), na qual a autoridade policial competente lavrou um Boletim de Ocorrência (BO) e encaminhou a ocorrência para a esfera federal. Na Polícia Federal, o suspeito foi preso em flagrante com base no artigo 334-A, §1°, Inciso IV, do Código Penal Brasileiro; artigo 12 da Lei 10.826/03; artigo. 1°, inciso I da Lei 8176/91; e pelos crimes ambientais tipificados no artigo, §1°, inciso 3°, e artigo 46 da Lei 9605/98.

Os animais silvestres apreendidos foram encaminhados para o criadouro comercial Bicho do Mato, em Horizonte-CE.

 

 

Assessoria de Comunicação da PMCE

Postagens mais visitadas