Você está em: CEARA // Notícia de Fagner Freire // 8 de junho de 2021

 


Impulsionados pelo espírito de equipe e por uma forte obstinação, vacinadores percorrem rincões do Ceará para alcançar pessoas que ainda não tomaram a segunda dose (D2) da vacina contra a Covid-19

As estratégias vão desde a busca ativa por cada paciente entre diversas localidades, até a criação de grupos de WhatsApp, a partir dos quais são transmitidos alertas e informações.

O importante ‘trabalho de formiguinha’ vem sendo desenvolvido diariamente por várias equipes multiprofissionais no Interior do Estado, uma das quais Helena Cardozo, 27, faz parte. 

Enfermeira há três anos, ela e os colegas de equipe vão praticamente todos os dias ao encontro de pacientes da zona rural de Canafístula, distrito do município de Apuiarés, na Região Norte do Ceará.  

Além da enfermeira, fazem parte da equipe uma médica, duas técnicas de enfermagem, quatro agentes comunitários de saúde (ACS) e uma dentista. 

"Temos o transporte da Prefeitura, que leva a gente até os pacientes, por todas as localidades. A gente roda por vários distritos, por quatro PSFs (Postos de Saúde da Família) distantes um do outro", detalha. 

Desinformação prejudica imunização 

Durante as visitas, Helena encontra pacientes ávidos pela imunização. Mas também se depara com quem – especialmente idosos - rejeita a ideia de tomar a segunda dose da vacina. 

A recusa tem como principais justificativas a descrença na efetividade do imunizante ou mesmo o temor por supostos efeitos letais da vacina. Pensamentos reforçados, sobretudo, pela desinformação.  

Portanto, além de vacinar, profissionais como Helena também se sentem na obrigação de desenvolver um trabalho de conscientização. 


(Diário do Nordeste)

Caderno: CEARA
Obs.: Os comentários abaixo postados, não refletem as opiniões do Ipu Notícias
Comentários
0 Comentários

0 comentários

Faça seu Comentário

Todos os comentários são lidos e moderados previamente
São publicados aqueles que respeitam as regras abaixo:

- Seu comentário precisa ter relação com o assunto da matéria
- Não serão aceitos comentários difamatórios
- Em hipótese alguma faça propaganda de outros sites ou blogs

OBS.: Comentários dos leitores não refletem as opiniões do IN

2010 - Portal Ipu Notícias . Todos os Direitos Reservado. - Desenvolvido por Fagner Freire