Imagens de satélite mostram fontes luminosas artificiais do Ceará a partir do espaço

 


Como seria a observação noturna do Ceará a partir do espaço sob uma condição de céu claro? A partir de mapas da composição global das fontes luminosas artificiais em alta resolução elaborados pela National Aeronautics and Space Administration (Nasa), a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) divulgou, nesta semana, uma representação com detalhamento local deste estudo norte-americano.

O compilado de imagens representado em um único arquivo traz uma representação do cenário noturno durante os anos de 2012 e 2016 utilizando imagens do sensor VIIRS a bordo do satélite de órbita polar Suomi NPP.

De acordo com pesquisador da Gerência de Meteorologia da Funceme, Antony Porfírio, para obter imagens tão nítidas da luminosidade noturna são empregadas técnicas de sensoriamento remoto no intuito de filtrar outras fontes de luzes dispersas.

No estudo, a NASA disponibiliza  um arquivo georreferenciado no formato Geotiff (que é a base do mapa), mas é necessário, usando algum software de Sistema de Informação Geográfica, por exemplo, inserir os limites geopolíticos e outras informações locais.

“Nós fizemos a leitura da imagem do mosaico global e fizemos edições com softwares adequados. Incluindo geopolítica e posição de alguns pontos de apoio e referência. A imagem original não vem com a geopolítica. Você vai incluindo camadas conforme você deseja”, explica.

A imagem acima mostra as luzes noturnas do Ceará observadas em 2016 e revela aspectos relacionados à densidade populacional e atividades econômicas, entre outros. Destacam-se na imagem como grandes fontes luminosas as regiões metropolitanas urbanas de Fortaleza e do Cariri, por exemplo.

 

 

(Funceme) 

Postagens mais visitadas