Inscrição para provas impressa e digital do Enem 2021 abre nesta quarta; veja passo a passo para fazer a sua


 

As inscrições para a edição deste ano do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) começam nesta quarta-feira (30). Não há um horário definido para a abertura. Os candidatos devem se registrar na página do participante até as 23h59 do dia 14 de julho.

Para quem não conseguiu a isenção, a taxa será de R$ 85. Mesmo quem obteve o benefício precisa fazer sua inscrição. Desta vez, diferentemente da edição anterior do Enem, as versões impressa e digital serão aplicadas nas mesmas datas (21 e 28 de novembro) e terão perguntas iguais.

O Inep indica um passo a passo para realizar a sua inscrição. Veja a seguir:

1) Na página do participante, ler informações iniciais e clicar em "Inscrição"
2) Numa caixa de diálogo que abre, selecionar a imagem da pergunta que é feita. Em seguida, serão solicitados o número do CPF e a data de nascimento do participante (iguais aos cadastrados na Receita Federal). Depois clique em “Iniciar a inscrição”
3) Após a identificação do candidato, clique em "próximo" e depois preencha dados pessoais e endereço
4) Em “atendimentos” será perguntado se o participante precisa de atendimento especializado
5) Depois o participante terá que escolher a prova de língua estrangeira: inglês ou espanhol
6) A próxima etapa é a situação do ensino médio do participante. O Inep confirmou que treineiros poderão fazer o Enem deste ano, mas só a versão impressa.
7) O questionário socioeconômico tem 25 perguntas. A cada pergunta, basta selecionar uma das opções e clicar no botão “Próximo”.
8) Na etapa seguinte é preciso informar os contatos para o Inep enviar ao participante informações relativas ao exame.
9) O participante, então, deverá escolher se a modalidade da prova é impressa ou digital.
10) A seguir, o participante informa estado e cidade.
11) Depois o candidato precisa inserir a sua foto.
12) Depois clique em “enviar inscrição”. O Inep lembra que, se o participante não solicitou a isenção da taxa de inscrição ou teve o pedido reprovado, é importante lembrar de pagar a GRU Cobrança para ter a inscrição confirmada.


Confira o cronograma
Inscrições: 30/6 a 14/7
Pagamento da inscrição: até 19/7
Pedido de atendimento especializado: 30/6 a 14/7
Pedido de tratamento pelo nome social: 19 a 23/7
Provas: 21 e 28/11

Enem digital com adaptações


O candidato deve escolher, na inscrição, se deseja fazer a versão impressa (tradicional) ou a informatizada. Ao todo, serão 101.100 vagas no Enem digital. É importante lembrar que ele é aplicado nos locais de prova — não existe a opção de prestar o exame em casa. Desta vez, a versão computadorizada terá adaptações para candidatos com deficiência: prova superampliada e com contraste (voltada para pessoas com baixa visão), e locais de aplicação com acessibilidade. Na edição anterior, apenas a versão impressa oferecia essas opções.



Portal G1

Postagens mais visitadas