Primeira remessa da vacina da Janssen será usada nos municípios do interior do Ceará



 

A primeira remessa da vacina Janssen, que chegou a Fortaleza na quinta-feira (24), será usada nos municípios do interior do Ceará, ou seja, Fortaleza ainda não vai usar o imunobiológico, conforme Sayonara Cidade, vice-presidente da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) do estado. Guaramiranga também não recebeu doses da Janssen por já ter vacinas suficientes para imunizar toda a população de 18 a 59 anos.
 
Em entrevista ao G1, Sayonara afirma que Fortaleza será contemplada com as doses da próxima remessa, ainda sem data definida. A decisão foi tomada devido à quantidade do número de doses recebidas pelo Estado. O primeiro lote veio com 61.100 doses do imunizante que requer apenas uma aplicação.

"A vacina da Janssen vai ser dividida por todos os municípios do Ceará. A capital não vai receber nesse momento por conta do número de doses que vieram. Então vai ser distribuída para os demais municípios e, na próxima remessa, que ainda será informada [pelo Ministério da Saúde], o Estado vai receber as doses da capital", afirma.

1ª cidade do Ceará a utilizar o imunizante 

A vacina da Janssen contra a Covid-19 começou a ser aplicada nesta sexta-feira (25) na cidade de Guaiúba, a 41 quilômetros de distância de Fortaleza. O município é o primeiro do Ceará a usar o imunizante, até então inédito no Estado.

A cidade recebeu 195 doses do imunizante e todas serão usadas, segundo a prefeitura. Conforme a Secretaria de Saúde, atualmente o município tem como público-alvo pessoas na faixa etária de 40 a 45 anos. Ao todo, 345 pessoas estão agendadas para hoje, entre público geral, gestantes e puérperas. As vacinas usadas em Guaiúba fazem parte do primeiro lote . Guaiúba também recebeu doses da Pfizer e CoronaVac. A vacinação ocorre no Centro de Cultura e Arte (Ceart) do município e também nos postos de saúde dos distritos.

Vacinação no Ceará 

Na quinta-feira (24), o Secretário Estadual da Saúde, Dr. Cabeto, informou durante uma coletiva sobre o início do uso da vacina da Janssen no Estado, que estava previsto para começar no fim de semana. "A gente tem uma reunião na CIB (Comissão Intergestores Bipartite), entre hoje e amanhã, para a gente tratar da logística relativa a Janssen", disse Cabeto. De acordo com o secretário da Saúde, não há faixa etária específica para a vacina da Janssen ser aplicada.

O governador Camilo Santana informou durante o evento que o Ceará deve receber no início de julho 183 mil doses da russa Sputnik V, que teve a compra excepcional liberada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). "Há uma previsão de chegar agora o início de julho. A gente teve uma reunião, são 183 mil doses para o Ceará", disse o gestor estadual.



G1 CE


Postagens mais visitadas