Templos religiosos poderão funcionar até 22h com até 50% de sua capacidade




Com o novo decreto estadual, publicada neste sábado, 12, as instituições religiosas poderão promover celebrações até as 22h, respeitando o limite de 50% de ocupação. O decreto determina que os protocolos sanitários sejam mantidos e recomenda que as celebrações permaneçam online.

O governador Camilo Santana (PT) anunciou as mudanças no começo da tarde dessa sexta-feira, 11 de junho (11/06). A decisão foi tomada hoje pelo Comitê Estadual de Enfrentamento à Pandemia, segundo o chefe do Executivo estadual. Entre as principais decisões, está a autorização das aulas presenciais para o ensino médio.

Dando continuidade à retomada das atividades econômicas e comportamentais, o novo documento traz autorização para a reabertura de cinemas, museus e bibliotecas com capacidade de atendimento limitada e protocolos sanitários definidos. Já o toque de recolher continua no mesmo horário estabelecido pelo decreto estadual publicado na semana passado: das 23h às 5 horas, de segunda a domingo.

“Nós estamos liberando espaços públicos, espaços esportivos, como areninhas”, complementa Camilo Santana, em transmissão ao vivo por meio das redes sociais. A liberação não vale para o Cariri, onde a situação é mais grave do que no restante do Ceará.

“Cabe à macrorregião do Cariri manter todas as restrições do decreto anterior, visto que os dados daquela região ainda são preocupantes e exigem de cada um de nós os cuidados especiais. Lembrando que também recomendamos no decreto que todos os municípios que estejam com indicadores altos façam restrições maiores”, destacou o governador. Na ocasião, ele parabenizou os prefeitos que têm adotado medidas mais restritivas quando necessário.
O que muda e o que fica como está

Com exceção da macrorregião Cariri/Centro-Sul, as seguintes medidas estarão em vigor no Ceará entre os dias 14 e 20 de junho.

PRINCIPAIS ALTERAÇÕES DO NOVO DECRETO

– Retomada das aulas presenciais em escolas do ensino médio

– Reabertura de cinemas, museus e bibliotecas, com capacidade a ser definida

– Igrejas, templos, academias poderão funcionar com maior capacidade, a ser divulgada no novo decreto

– O uso de espaços públicos, como praças e parques foi flexibilizado, inclusive com o retorno das Areninhas

O QUE JÁ ESTAVA LIBERADO (COM RESTRIÇÕES DE HORÁRIO)

– Aulas presenciais das demais séries da educação básica. As instituições devem continuar a oferecer a opção pelo ensino remoto.

– Comércio e serviços fora de shoppings: podem funcionar de 10h às 19h.

– Shoppings: podem funcionar de 12h às 22h, observada a limitação de 50% da capacidade de atendimento simultâneo de clientes.

– Restaurantes fora de shoppings: podem funcionar de 10h até 22h, observada a limitação de 50% da capacidade de atendimento simultâneo.

– Restaurantes em shoppings: podem funcionar de 12h às 22h, observada a limitação de 50% da capacidade de atendimento.

– Instituições religiosas: podem promover celebrações presenciais até as 21h

– Construção civil: deve iniciar as atividades a partir das 7h.

– Academias: funcionam exclusivamente para a prática de atividades individuais, de segunda a domingo, de 6h às 21h.

– Autoescolas: poderão ministrar aulas práticas de direção veicular no horário de 6h às 19h, de segunda a domingo, com agendamento prévio.


O POVO

Postagens mais visitadas