Cadastro Solidário chega à Região Metropolitana e beneficia população de Maracanaú

 


O Cadastro Solidário chegou à Região Metropolitana de Fortaleza. Nesta segunda-feira (26/07) e no último sábado (24/07), a equipe da campanha realizada pelo Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) esteve próximo da população de Maracanaú para tirar dúvidas, cadastrar as pessoas para receberem a vacina contra a Covid-19 e até mesmo aplicar os imunizantes que protegem contra a doença. Ao todo, 74 cidadãos de Maracanaú foram cadastrados e 24, vacinados.

A campanha foi idealizada pelo MPCE com a finalidade de promover o cadastramento de pessoas que não possuem acesso a meios digitais para registro no Saúde Digital, o sistema estadual de cadastramento para imunização contra a Covid-19. Em Maracanaú, a ação aconteceu no bairro Boa Vista, na Praça do Posto de Saúde JPA, com parceria da Prefeitura, do Serviço Nacional da Indústria (Senai) e da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec).

O promotor de Justiça Raimundo Magalhães Dantas Júnior, da 10ª Promotoria de Justiça de Maracanaú, fez uma avaliação positiva dos dois dias de ação. “[A Campanha] foi muito importante, pois permitiu que pessoas com dificuldades ou sem acesso à internet pudessem ser cadastradas no Saúde Digital. Também foi muito importante cadastrar e imunizar com a vacina Janssen, de dose única, as pessoas em situação de rua. Gostaria de ressaltar, também, a emissão de documentos pelo Caminhão do Cidadão, que há tempos não vinha ao Município de Maracanaú”, ressaltou o membro do MPCE, lembrando que só no sábado 118 documentos foram emitidos pelo Caminhão do Cidadão da Secretaria de Proteção Social.

A próxima cidade a receber a campanha será Caucaia, nos dias 27 e 28 de julho. Em Caucaia, no dia 27, o Cadastro Solidário acontecerá das 10 às 19 horas, na Praça da Igreja Matriz. No dia seguinte, a ação será das 8 às 16 horas, no Residencial José Lino da Silveira, localizado no bairro Araturi, no distrito de Jurema. Além da Prefeitura de Caucaia, da Fiec e do Senai, o trabalho terá como parceiros a Empresa Vitória e o Sesc Iparana.

Assim como em Maracanaú, em Caucaia a estrutura do Caminhão do Cidadão da Secretaria da Proteção Social também estará à disposição dos cidadãos para possibilitar a emissão de RG, CPF e Carteira de Trabalho.

A primeira etapa da campanha aconteceu durante 11 dias em Fortaleza, com o cadastro de moradores dos bairros Barra do Ceará, Jacarecanga, Paupina, Granja Lisboa, Bom Jardim, Pedras, Siqueira e José Walter. Além disso, a iniciativa permitiu a vacinação de adultos a partir de 50 anos, resultando em 600 pessoas cadastradas e 196 vacinadas. A ação foi realizada pelo Centro de Apoio Operacional da Saúde (Caosaúde), com apoio da Ouvidoria do MPCE e do Programa Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Decon). Como parceiros, colaboraram a Fiec, o Senai, a Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS) e a Secretaria de Saúde do Município de Fortaleza (SMS).

 

(MPCE)

Postagens mais visitadas