Ceará terá primeira torre de energia eólica no mar próxima ao Pecém

 


Está em fase de licenciamento ambiental a primeira turbina para geração de energia eólica dentro do mar no Ceará. De acordo com o Governo do Estado, a torre piloto terá 15MW de potência e será construída próximo ao Porto do Pecém, no distrito de São Gonçalo do Amarante, na Grande Fortaleza.

O cronograma com as tratativas de obtenção das licenças, e podem levar até 12 meses, já foi iniciado. Depois que as licenças forem concedidas, ainda segundo o governo, serão necessários mais seis meses para a implantação da torre e início de operação da turbina.

Dependendo das condições de obtenção das licenças, venda da energia gerada e outros resultados favoráveis, poderão ser instaladas outras duas turbinas de potência variada para testar diferentes modelos de aerogeradores dentro do mar.

Para o secretário Maia Junior, o acordo representa um passo importante para o desenvolvimento do Ceará. “Atualmente temos vários projetos de energia offshore atraídos em processo de licenciamento no Ibama que somam mais de 6 GW. Esses projetos serão os grandes produtores de energia que será utilizada na produção do Hidrogênio Verde”, disse.

A secretária executiva da Indústria do Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet), Roseane Medeiros, ressaltou a importância dessa iniciativa. “Certamente essa torre piloto ajudará na instalações dos próximos parques offshore que em breve estarão em funcionamento ao longo do nosso litoral. Servirá de experiência para estudos e aprendizado”. 

 

 

(G1/CE)

Postagens mais visitadas