Covid-19: número de novos casos cai há 10 semanas consecutivas em Fortaleza e no interior

 

Desde a semana epidemiológica 19 – período correspondido entre os dias 9 a 15 de maio deste ano – os registros de novas infecções pela Covid-19, no Ceará, estão em queda tanto na Capital quanto no Interior cearense. Este é o declínio consecutivo mais longo desde o início do ano. Os dados são da Secretaria da Saúde (Sesa) do Estado.

Na semana 19, foram 25.120 novos casos no Interior e 8.159 novas infecções confirmadas em Fortaleza. A partir de então, a curva iniciou projeção de queda chegando a 231 novos casos tanto no Interior como na Capital na atual semana epidemiológica (28).

É a primeira vez que os novos casos em ambas localidades se equivalem em uma mesma semana epidemiológica. Ao longo de toda a pandemia a soma dos casos no Interior era superior à Capital.

A redução percentual – no comparativo entre as semanas epidemiológicas 19 e 28 – de novos casos foi de 97% em Fortaleza e 99% no Interior, região que pela primeira vez, desde o início de 2021, apresenta menos de mil novos casos em uma semana.

SOMA DE FATORES

A médica infectologista Mônica Façanha, professora da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Cariri (UFC), avalia que a melhora nos indicadores está atrelada a uma soma de fatores, que vão desde o controle no fluxo social – viabilizado pelas medidas de restrições preconizadas nos decretos Estadual – e o avanço da imunização.

A avaliação da especialista é corroborada pelos números. Desde o dia 23 de maio todos os grupos etários tiveram mais registros de vacinação que de novos casos. Os resultados mais expressivos estão em pessoas com mais de 60 anos.

N
a faixa etária de cearenses com mais de 90 anos, só um caso foi registrado no último dia 11 de julho. Entre 80 e 89 anos, foram somente 3 novos casos. Já entre aqueles com 70 a 79 anos, a Sesa contabilizou, também no dia 11 de julho, oito novas infecções. E, na faixa etária de 60 a 69 anos, 17 novos casos.

 

O POVO

Postagens mais visitadas