Motoqueiro é autuado em Irauçuba por transportar 100 aves silvestres abatidas

 


Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu nesta semana, na BR 222, em Irauçuba, localizada à 157,3 quilômetros de Fortaleza, cerca de 100 aves silvestres abatidas que estavam sendo transportadas por um motoqueiro. Os animais foram encontrados em embalagens e, segundo informações divulgadas pelo órgão nesta quarta-feira, 7, seriam vendidos. O homem que fazia o transporte foi autuado por crime ambiental.

Os agentes realizavam um patrulhamento na área quando solicitaram que o condutor de uma moto de modelo Sundown/Hunter 100, de cor preta, parasse o veículo. Durante a abordagem, cerca de 100 aves da espécie Zenaida auriculata, conhecida como Avoante, foram encontradas embaladas.

O autor teria afirmado que as aves estavam abatidas e "tratadas para venda". Segundo a Constituição brasileira, "matar, caçar ou perseguir" espécies da fauna silvestre sem autorização ou licença de órgãos responsáveis é crime ambiental. Quem realizar essas ações pode cumprir detenção de seis meses a um ano.

Todas as aves foram encaminhadas a Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) e o veículo foi recolhido ao pátio da PRF, por ser constatado que estava com documentação irregular. Já o homem que conduzia a moto e realizava o transporte das aves foi autuado por crime ambiental. 

Canais de denúncia

No Ceará, crimes contra animais silvestres podem ser denunciados por meio de dois canais de atendimento disponibilizados pela Semace: um e-mail, aberto para contato diariamente, e um telefone, cujo atendimento pode ser realizado de segunda a sexta-feira, em horário comercial.

 

 

(O Povo)

Postagens mais visitadas